A FÍSICA NOS BRINQUEDOS - (PIPA)
Resumo
Este trabalho é um breve relato da intervenção realizada na Escola Municipal Professor Joaquim Tramujas Filho, pelos estudantes do curso de Licenciatura em Física, vinculados com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Paranaguá. A intervenção foi realizada no primeiro semestre de 2015, na turma de 2º ano do ensino fundamental abordando o tema: A Pipa: Brincando e aprendendo com a Física, tendo como objetivo principal a investigação dos conceitos físicos envolvidos na construção e no funcionamento de brinquedos. A atividade escolhida foi a pipa como objeto de pesquisa, a fim de mostrar aos alunos conceitos físicos como a resistência do ar, movimento do ar, pressão atmosférica, forças de ação e reação bem como correlacionar esses conceitos aos conteúdos presentes na matriz curricular do ensino fundamental e na melhoria do ensino das ciências aplicado nas séries iniciais e estando enquadrada em diversos eixos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, abordando-os de uma maneira lúdica vinculada ao ato de construir e soltar pipa. Na atividade também são abordados temas de orientação e conscientização dos alunos sobre a maneira e locais corretos para a prática dessa brincadeira. A aula contou com a colaboração de quatro bolsistas que se revezaram durante a atividade, que teve duração de oito horas, sendo efetuados em dois dias distintos, cada dia com quatro horas. Inicialmente, foi apresentado um vídeo motivacional de título A Pipa da Emília, um desenho infantil disponível no youtube e retirados da obra literária do escritor Monteiro Lobato, um desenho animado que abordou exatamente o tema da aula.
Palavras-Chave: PIPAS. CONCEITOS FÍSICOS. MOVIMENTO DO AR. PRESSÃO. PRESSÃO ATMOSFÉRICA.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL, Senado Federal- Projeto Lei nº297, 2011 do Senado Federal. Disponível em: Acesso em 01 julho 2015.
BARBOZA, S. R.,- Tenente Coronel, Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo Dicas de Segurança,. Disponível em: Acesso em: 01 junho 2015.
CARLI, E., 2014. Utilizando demostrações em vídeo para o ensino de física térmica no ensino médio. Disponível em:
Acesso em 30 junho 2015.
GÓES, A.R.T e Góes H.C -2013. A expressão gráfica por meio de pipas na educação matemática. XI Encontro Nacional de Educação Matemática.
PANSINI, F., Pesovento. A., Stevenato, A.G., Zibetti, M.L.T.,2013. Diálogos Sobre a Iniciação à Docência. III Encontro do PIBID/ UNIR.
SCHOROEDER, C., 2007 - A importância da física nas 4 primeiras séries do ensino fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Física, Vol. 29, Nº. 1, pp. 85–94.
Apontamentos
- Não há apontamentos.