MÁQUINAS TÉRMICAS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA NO ENSINO DE FÍSICA

Nicolas Rosa, Renan Martins, Kelly Vanessa Fernandes Dias da Silva, Caroline Portela

Resumo


Este trabalho apresenta a utilização da abordagem histórica para o ensino de Física no planejamento e desenvolvimento de uma oficina didática intitulada “Máquinas Térmicas: Origem e Aplicações”, desenvolvida por estudantes do curso de licenciatura em Física, do Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, em parceria com o Colégio Estadual Porto Seguro. A atividade foi planejada e desenvolvida para estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Médio, tendo como foco central a contextualização histórica das máquinas térmicas. Para isso, foram utilizados materiais audiovisuais para a apresentação inicial dos conceitos e histórico sobre o tema, além de uma atividade prática em que os alunos do ensino médio construíram protótipos de barquinhos a vapor, utilizando materiais recicláveis e acessíveis aos estudantes. Ao final da oficina acredita-se que por meio das interações e discussões a maioria dos estudantes conseguiu compreender os conceitos físicos apresentados e, principalmente, que a ciência é uma construção humana, ou seja, vários pensadores e cientistas estão envolvidos em seu desenvolvimento e evolução.

Texto completo:

PDF

Referências


MONTEIRO, M. M.; MARTINS, A. F. P. História da ciência na sala de aula: Uma sequência didática sobre o conceito de inércia. 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbef/v37n4/0102-4744-rbef-37-4-4501.pdf >. Acesso em: 7 de setembro de 2017.

SÉRÉ, M.; COELHO, S. M.; NUNES, A. D. O papel da experimentação no ensino da física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, p. 31-43, jan. 2004. ISSN 2175-7941. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2017.

SILVA, E. N.; TEIXEIRA. R. R. P. A história da ciência nos livros didáticos: Um estudo crítico sobre o Ensino de Física pautado nos livros didáticos e o uso da história da ciência. 2009. Acessado em: 07 de setembro de 2017. Disponível:

VIEIRA, K. M. D.; BATISTA, I. L. A abordagem histórica no ensino de Física e o Aprendizado do conceito físico de movimento. Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2005. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.