CAMADAS DA TERRA NOS ANOS INICIAIS: EXPRESSÃO GRÁFICA E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Luciane Ferreira Dos Santos Sass

Resumo


O presente trabalho relata prática docente com estudantes de quarto ano, dos anos iniciais, da Escola Municipal Professor Joaquim Tramujas Filho, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Física, do IFPR, campus Paranaguá, com objetivo de complementar as atividades previstas no plano pedagógico docente. Com abordagem na disciplina de Ciências, o conteúdo crosta terrestre. Com a proposta de fazer o estudante compreender a estrutura que é formado o planeta, conhecendo e identificando as camadas da Terra e as suas proporções, de forma interativa e lúdica, com elementos da Expressão Gráfica e abordageminterdisciplinar. Durante a execução utilizou-se recursos visando investir na qualidade do ensino tais como: retro projetor - para ilustração do conteúdo; folhas de papel A4 - para o desenvolvimento das atividades propostas; isopor esférico - para demonstração das camadas terrestres; massa de modelar - para atividade de construção das camadas. Cada estudante individualmente desenvolveu com palito e pequenas placas de papel a identificação de cada camada, com intuito de enriquecer outro conteúdo também abordado, neste caso o conceito físico da Gravidade. Em todo desenvolvimento houve a preocupação em transmitir o conhecimento de forma simples e de fácil entendimento, respeitando o desenvolvimento cognitivo da faixa etária envolvida, com investimento em manter a atenção e interesse nas atividades, bem como a possibilidade de expor a criatividade e ainda sanar as dúvidas relativas aos assuntos abordados. A atividade permitiu também a ampliação da experiência e conhecimento na formação acadêmica do docente iniciante.


Texto completo:

PDF

Referências


BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre, Rio Grande do Sul: Penso, 2012.

BORDENAVE, Juan. D.; PEREIRA, Adair, M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 33 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

CONSENZA, Ramon. M.; GUERRA, Leonor. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 18. ed. São Paulo: Papirus, 2012.

FREIRE, P.; Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

GÓES, Heliza C. Expressão Gráfica: Esboço de Conceituação. Dissertação (Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

MORIN, E.; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária: O pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.

MORIN, E.. Os Sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.