Oficinas de Matemática Básica: Tecendo uma trama entre outras áreas

Davi Paula Silva, Alessandra Assad Angieski, Heliza Colaço Góes, Carla Vaz Chiarello, Mayumi Kuriyama de Lima, Luiz Felipe Viana Antonio, Victoria Oliveira Cabral Hassan, Flavia Victoria Antunes, Larissa Cristina Alves da Costa, Sabrina Amaral Rosa, Maria Gabriele Freitas Xavier Sobral

Resumo


É indiscutível que atualmente muitos alunos têm dificuldades em disciplinas que envolvem cálculos matemáticos. Essas dificuldades geralmente começam nos anos iniciais quando o estudante se depara com uma aprendizagem matemática de forma mecânica, não contextualizada e que faz com que ele use muito mais a memorização do que de fato a compreensão dos conhecimentos matemáticos. Isto acarreta em um elevado índice de repetência tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio e por este motivo surge à necessidade de explorar soluções que sanem tal problemática. O projeto voluntário das oficinas de Matemática Básica que ocorrem no Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá tem como objetivo estimular a aprendizagem matemática através de situações extraídas da realidade, promovendo a interdisciplinaridade e relação teórica – prática, restaurar a autoestima e confiança em suas potencialidades, promover a ruptura das lacunas construídas nos estudantes ao longo do tempo com relação à disciplina de matemática e ainda desenvolver o raciocínio lógico. As oficinas acontecem com o auxílio de alunos voluntários do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, os quais, com o auxílio das professoras, preparam um material diferenciado para trabalhar conteúdos de Matemática Básica, além disso, são realizadas avaliações prévias e posteriores aos conteúdos abordados, verificando a eficiência da abordagem. Espera-se do projeto uma melhor progressão dos alunos com relação a Matemática Básica, uma das principais deficiências dos alunos do Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, Júlio Groppa. Confrontos na sala de aula: Uma leitura institucional da relação professor-aluno. São Paulo: Summus, 1996.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne- Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)

GÓES, Heliza Colaço. Expressão Gráfica: esboço de conceituação. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo / Edgar Morin; tradução. Eliane Lisboa. 4ª ed. – Porto Alegre: Sulina, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.