A EXPERIÊNCIA DE ORGANIZAR O PRIMEIRO TORNEIO DE ROBÓTICA DO CAMPUS PARANAGUÁ

Carmem Lúcia Graboski da Gama, Angelo de Paula Arcanjo

Resumo


O processo ensino-aprendizagem é sempre muito discutido na comunidade acadêmica, como fazer os jovens se interessar em aprender? Observa-se que várias pesquisas são realizadas no sentido de contribuir com a solução dessa problemática, entre tantas, o ensino da robótica, vem ganhando destaque neste processo, pois sua habilidade em promover a interdisciplinaridade e valorizar a coletividade motivando a participação dos estudantes corrobora com essa dinâmica. Portanto este trabalho descreve uma experiência de organização de um campeonato de robótica, desde o primeiro contato com o robô até o evento propriamente dito.

Texto completo:

PDF

Referências


First lego League : Disponível em: https://www.first-lego-league.org/en/2017/hydrodynamics.html Acesso em maio de 2017.

GASPAR, L. (2007). Os robots nas aulas de informática plataformas e problemas. Tese Submetida à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Engenharia informática, Funchal. [On-line]. Retirado de http://dme.uma.pt/projects/droide/portal/Os_robots_nas_aulas_de_Informatica.pdf.

PASSOLD, F. (2006) . Despertando para a importância das competições de robôs. in COBENGE , Congresso Brasileiro de Engenharia, Passo Fundo RS.2006

OBR. Olimpiada brasileira de Robótica: Disposnível em: http://www.obr.org.br/documentacao/ Acesso maio de 2017.

RIBEIRO, C., COUTINHO, C., & COSTA, M. F. (2009). Robô Carochinha: Um estudo sobre robótica educativa no ensino básico. [On-line]. V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, pp.210-223. Retirado de Tecno http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6516/1/109.pdf.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.