LUMINI: ALARME LUMINOSO PARA ESCOLAS COM SUPORTE A SURDOS

Gil Eduardo Andrade, Beatriz Leandro Bonafini, Eduardo Felipe de Albuquerque Rodrigues, Guilherme Chaves Garcia, Lourenço Silva Júnior, Milena Ramirez, Sálvaro Filho, Zilceano Fonseca

Resumo


A inclusão dos alunos com necessidades especiais no processo educacional se mostra crescente quando são elaboradas estratégias tecnológicas que diminuem as dificuldades que escolas especiais enfrentam no dia-a-dia. As escolas para surdos necessitam de assistência para a sinalização do horário das aulas, já que o usual sinal sonoro é imperceptível aos alunos. Para solucionar esse problema as instituições que apresentam limitações financeiras utilizam um alarme luminoso acionado manualmente, que acende lâmpadas dispostas, normalmente, sobre os quadros nas salas de aula. Estas lâmpadas possuem como finalidade substituir o sinal sonoro entretanto, alguns problemas são verificados nesse processo dentre os quais destaca-se: os atrasos que ocorrem pelo acionamento manual e provocam confusão sobre os horários de término e início das aulas por parte dos alunos e professores. No intuito de superar esses problemas, o projeto “Lumini” (do grego iluminado) tem como objetivo automatizar o sistema de sinalização luminosa dessas escolas, substituindo o acionamento manual por um sistema automatizado. O projeto visa o desenvolvimento de um sistema de hardware (equipamento eletrônico) baseado na plataforma Arduino, conectado a tomada e independente de qualquer outra infraestrutura adicional. Além da plataforma Arduino, foram utilizados também módulos eletrônicos externos denominados shields (nome dado às placas de expansão de hardware que encaixam na placa Arduino principal) durante o desenvolvimento do equipamento final.

Palavras-chave: ARDUINO. ALARME. LUMINOSO.


Texto completo:

PDF

Referências


BANZI, Massimo. 2011. Primeiros passos com Arduino. São Paulo : Novatec Editora

BOURDIEU, Pierre. 1996. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. Campinas: Papirus.

SCHWARTZMAN, José Salomão. 1997. Integração: do que e de quem estamos falando? In: MANTOAN, Maria Teresa E. e colaboradores. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnom: Editora SENAC, 62-66.

TURA, M.L.R. 2001. A cultura escolar e identidade. Revista Espaço, Rio de Janeiro: INES, n .16, p. 15-19.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.