BLUE EYE DRIVE – SISTEMA DE VISUALIZAÇÃO DE SONS DE SIRENES E BUZINAS COMO RECURSO À DIREÇÃO DE VEÍCULOS POR DEFICIENTES AUDITIVOS
Resumo
O trânsito das cidades modernas pode ser considerado como uma das formas de expressão da sociedade, com todas as suas características se apresentando de forma exacerbada no trânsito. Diferenças entre classes sociais, moda, religião, inconsequência dos jovens, desrespeito aos idosos, corrupção e até mesmo o machismo, são exemplos deste fenômeno. Da mesma forma, o tratamento que é dado ao portador de alguma necessidade específica também é expresso no trânsito, por uma sociedade que muitas vezes é cega, surda e muda à questão, e incapaz de se movimentar em direção a soluções e à inclusão. Um grupo que é pouco ouvido é o dos deficientes auditivos. Apesar de permitida pela legislação, a direção de veículos por deficientes auditivos se torna mais difícil e perigosa na medida em que os sons naturais do trânsito não são recursos de entrada para estes motoristas. Neste contexto, este trabalho descreve o protótipo criado para contornar esta questão, que minimiza as consequências da surdez para a operação de veículos. O protótipo desenvolvido apresenta ao motorista, de forma visual, a direção da fonte de ruído no trânsito. Para tanto, um sistema baseado na plataforma Arduino foi criado e implementado.
Palavras-chave: VISUALIZAÇÃO DE SONS. DEFICIENTE FISICO. PROTOTIPO. DIREÇÃO DE VEICULOS.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL., 2008. Ministério das Cidades. Conselho Nacional de Trânsito. Departamento Nacional de Trânsito. Código de Trânsito Brasileiro. Brasília, Brasil.
MCROBERTS, M., 2011. Arduino Básico. Novatec. São Paulo, SP, Brasil.
MOREIRA, A.S. PORTELA, A.M. SILVA, R., 2011. Uso da Plataforma Arduino no Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas para Pesquisas de Dados Atmosféricos na Amazônia. Revista Perspectiva Amazônica. Ano 3 N° 5 pp 119-126.
Apontamentos
- Não há apontamentos.