JOGOS DE COMBATE NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO CAMPUS AVANÇADO BARRACÃO

Cícera Andréia de Souza

Resumo


Este trabalho relata a experiência com Jogos de Combate realizados através da disciplina de Educação Física do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Avançado Barracão. Com a popularização das Lutas, principalmente por meio do MMA (Artes Marciais Mistas), os estudantes têm manifestado o interesse não apenas de acompanhar os eventos esportivos relacionados às Lutas pela televisão, mas também de discutir e praticá-las. Nesse sentido, a proposta visa compartilhar práticas que deram certo a fim de auxiliar e motivar os demais colegas da área da Educação Física no desenvolvimento de suas aulas relacionadas com a temática.


Texto completo:

PDF

Referências


BETTI, M. Educação Física Escolar: Ensino e Pesquisa-ação. Ijuí: Unijuí, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares nacionais. Brasília, DF: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000.

CARREIRO, E, A. Lutas. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DARIDO, S. C; SOUZA JÚNIOR, O. M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2007.

FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FRANCHINI, E; DEL VECCHIO, F. B. Estudos em modalidades esportivas de combate: estado da arte. Rev. bras. educ. fís. esporte, São Paulo, v. 25, número especial, p. 67-81, dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 04 mar. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.