AS LUTAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ÊNFASE EM JOGOS DE LUTAS
Resumo
O Projeto de extensão aqui apresentado objetivou a sensibilização escolar para a prática das Lutas. Observou-se que há pouca ou nenhuma inserção deste conteúdo nas aulas de Educação física, particularmente em escolas públicas. No contexto local, a realidade do Campus Colombo apresentava o interesse das/os estudantes por estas práticas, o que justificou a intenção de realizar um projeto de extensão com esta temática. Levou-se em consideração as Lutas para além de movimentos e gestos, mas com a ampliação da visão sobre estas práticas corporais. O Objetivo geral foi desenvolver na instituição escolar uma atmosfera sobre as Lutas de participação, cooperação e coletividade, problematizando os discursos de violência que circundam estas práticas corporais. Os Objetivos específicos foram a realização de práticas de lutas no Campus Colombo; o desenvolvimento de momentos de leitura de conhecimentos referentes à prática corporal das Lutas, problematizando os discursos sobre violência e suas filosofias; fazer uma pesquisa com escolas de 9o anos e Ensino médio, no município de Colombo que oferecem estas turmas no período da tarde sobre o interesse na realização de Oficinas; o desenvolvimento de Oficinas baseadas nos Jogos de Lutas na (s) escola (s) participante (s); a elaboração de artigo referente aos eventos que constituirão este Projeto de extensão. O Projeto se encaminhou para ações em uma escola pública, do município de Colombo, de forma a realizar atividades de Jogos de Lutas, no período de 01 de outubro a 31 de outubro de 2018, com um total de 5 Oficinas.
Texto completo:
PDFReferências
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 8. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2014.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Educação Física, 2008. Disponível em . Acesso em 19 mar 2018.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. DARIDO, Suraya Cristina. O ensino de lutas na escola: possibilidades para a educação física. Porto Alegre: Penso, 2015.
Apontamentos
- Não há apontamentos.