CADÊ A QUADRA, PROFESSORA? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS TELÊMACO BORBA
Resumo
Este artigo trata das práticas utilizadas na disciplina de Educação Física no campus do IFPR de Telêmaco Borba considerando a precária infraestrutura para a atividade docente específica, principalmente a inexistência de quadra esportiva. Para atingir o objetivo proposto, optou-se por utilizar o relato de experiência como ferramenta. A inexistência da quadra levou à busca de alternativas para a (re)construção das aulas, ações e concepções relacionadas à Educação Física, procurando, assim, romper com a compreensão que tal componente curricular está relacionado apenas à utilização deste espaço. O resultado foi o desenvolvimento de uma Educação Física crítica, relacionada ao contexto em que a escola está inserida remetendo às práticas corporais que passam a ser compreendidas como formas de comunicação que, da mesma maneira, constroem cultura e são influenciadas por ela.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Lei 11.892 - de 29 de Dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em 25 mar. 2019.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
ESCOBAR, M. O. Crítica a perspectiva da promoção da saúde e da aptidão física. Boletim Germinal - on-line, n. 6, 2009. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2011.
ESCOBAR, M. O.; TAFFAREL, C. N. Z. A cultura corporal. In HERMIDA, Jorge Fernando (org.). Educação Física: conhecimento e saber escolar. João Pessoa: EDUFPB, 2009, p. 173-180.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Telêmaco Borba. Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
RODRIGUES, D. (Org.). Perspectivas sobre a inclusão da Educação à sociedade. Porto: Porto Ed., 2003. p. 197-208.
Apontamentos
- Não há apontamentos.