IF DANÇA: POSSIBILIDADES DE LAZER PARA ESTUDANTES, SERVIDORES E COMUNIDADE EXTERNA DO IFPR CAMPUS IRATI

Talita Assis

Resumo


O projeto IF Dança surgiu no IFPR Campus Irati a partir de duas problemáticas: o direito ao lazer e o acesso a práticas corporais historicamente “elitizadas”, mais especificamente a manifestação cultural denominada dança. O projeto propõe a realização de aulas de várias modalidades de dança com o objetivo de dar acesso a estudantes, servidores e comunidade externa a essa manifestação cultural e assim contribuir para a formação de público, bem como a integração entre membros internos e externos ao IFPR Campus Irati. O lazer é um direito social garantido pela Constituição de 1988 e é dever do Estado promover a democratização das práticas de lazer, principalmente às pessoas que estão excluídas dos projetos da livre iniciativa, incluindo suas famílias e seus grupos de convívio. No entanto, percebe-se uma dificuldade no exercício dessa democratização por parte do poder público, sendo necessária a intervenção de outros órgãos para garantir esse direito social à população. Nesse sentido, projetos de extensão desenvolvidos por universidades e institutos podem se caracterizar como um apoio ao poder público para desenvolver essa e outras demandas sociais. Entende-se que projetos como este podem garantir o acesso a atividades de desenvolvimento social pela comunidade, que em muitos casos, de outra forma não lhes seria possível obter.


Texto completo:

PDF

Referências


GOMES, C. L. Lazer – concepções. In: GOMES, ChristianneLuce (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

HAAS, Aline Nogueira. GARCIA, Ângela. Ritmo e dança. 2. ed. Canoas: ULBRA, 2008.

LABAN, R. V. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

MARQUES, I. A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MASCARENHAS, F. Lazer como Prática da Liberdade: uma proposta educativa para a juventude, Goiânia: Ed. UFG, 2003.

MILLER, J. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klaus Vianna. São Paulo: Summus, 2007.

TOSIN, D. G. Lazer e qualidade de vida. In: KRUCHELSKI, Silvano; RAUCHBACH, Rosemary. (Orgs.). Curitibativa gestão nas cidades voltada à promoção da atividade física, esporte, saúde e lazer: avaliação, prescrição e orientação de atividades físicas e recreativas, na promoção de saúde e hábitos saudáveis da população curitibana. Curitiba: R Rauchbach, 2005. p. 21-39.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.