OFICINA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL: UMA VISÃO MAIS PROFUNDA DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Priscila Ike

Resumo


Considerando o importante papel da experimentação para o ensino de química foi criada uma Oficina de Química Experimental destinada aos alunos do ensino médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O intuito da oficina foi proporcionar aos participantes a oportunidade de terem contato com a Química de maneira mais profunda e significativa através de experimentos que não poderiam ser realizados em aula. Ao final da oficina foi aplicado um questionário com a finalidade analisar a percepção dos estudantes com relação à química e ao próprio projeto. A maior parte dos participantes relatou que a oficina foi uma experiência positiva em diversos aspectos como aprofundamento do conhecimento científico, aumento do interesse pela química e maior interação com os colegas.

Texto completo:

PDF

Referências


BERNARDELLI, M. S. Encantar para ensinar um procedimento alternativo para o ensino de química. Congresso Brasileiro e Encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais- Anais, p. 6, 2004.

JOHNSTONE, A. H. The Development of Chemistry Teaching A Changing Response to Changing Demand. Symposium on fievolution and Evolution in Chemical Education, v. 70, n. 9, 1993.

MARCELO GIORDAN. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, v. 10, p. 43–49, 1999.

SCHWAHN, M. C. A.; OAIGEN, E. R. Objetivos para o uso da experimentação no ensino de química: a visão de um grupo de licenciandos. Enconctro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.

SIRHAN, G. Learning Difficulties in Chemistry: An Overview. Journal of Turkish Science Education, v. 4, n. 2, p. 2–20, 2007.

TABER, K. S. Revisiting the chemistry triplet: Drawing upon the nature of chemical knowledge and the psychology of learning to inform chemistry education. Chemistry Education Research and Practice, v. 14, n. 2, p. 156–168, 2013.

TAVARES, R. Aprendizagem Significativa e o Ensino de Ciências. Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2005.

WARTHA, E. J.; REZENDE, D. DE B. Os Níveis De Representação No Ensino De Química E As Categorias Da Semiótica De Peirce. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 275–290, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.