O ENSINO DA MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE OFICINAS TEMÁTICAS
Resumo
O presente trabalho surgiu como uma tentativa de minimizar uma problemática comumente encontrada no âmbito escolar do Brasil, a partir da observação dos dados divulgados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) mostrando a proficiência dos estudantes na disciplina de matemática e além disso a defasagem de abordagens sobre Educação Ambiental dentro das ciências exatas. Esse projeto tem como objetivo contemplar a interdisciplinaridade da área da educação ambiental com a matemática, por meio da criação de atividades relacionadas à Expressão Gráfica. Neste trabalho foram desenvolvidas quatro oficinas temáticas com abordagem na área ambiental, cujos assuntos são Resíduos Sólidos, Consumo de Água e Preservação da Natureza, em paralelo, os temas matemáticos portanto são: Operações Básicas, Trigonometria, Geometria e Porcentagem. O projeto foi aplicado no Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá. Quanto aos resultados da pesquisa, observou-se que os estudantes conseguiram absorver os conteúdos propostos em sala de aula, bem como participar das atividades, promovendo, ao término rodas de conversa, debates sobre as problemáticas ambientais envolvidas em cada impacto à natureza. Conclui-se então, que a realização das atividades de Educação Ambiental nas aulas de Matemática tiveram resultados positivos, promovendo troca de saberes e fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem. Por este motivo, busca-se construir um caderno pedagógico contendo todas as atividades criadas, o qual outras instituições de ensino terão acesso e poderão assim transformar as aulas em um rico espaço de aprendizagem somado com a compreensão ambiental.
Texto completo:
PDFReferências
BARCELOS, V. H. de L.; NOAL, F. O. A. A temática ambiental e a educação: uma aproximação necessária. In: NOAL, F. O.; REIGOTA, M.; BARCELOS, V. H. de L. (orgs). Tendências da educação ambiental brasileira. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998.
BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira; PRIETO, Ellison César. Educação Ambiental: disciplina versus tema transversal. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v.24, janeiro a julho de 2010.
BORGONOVO, I. C. T. Educação Matemática e Educação Ambiental: Uma possibilidade para trabalhar com Estatística no Ensino Médio. 2014. Disponível em: . Acesso em: 18 de jul. de 2019
BRASIL. Lei n. 9.795. Disponível em: Acesso em: 11 de abril de 2019.
D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, São Paulo: Papirus, 1996.
GÓES, Heliza Colaço. Expressão Gráfica: esboço de conceituação. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba.
MADEIRA, M. C. A. Educação Ambiental e educação matemática: uma busca pela interação. 2016. Disponível em: < http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/874/2/Marcia%20Carolina%20de%20Ara%C3%BAjo%20Madeira.pdf>. Acesso em: 18 de jul. de 2019.
PORTAL INEP. Educação Básica: Instrumentos de avaliação. Disponível em: . Acesso em: 11 de abril de 2019.
SOUSA, Miguel Ângulo M. Experimentos de trigonometria em sala de aula. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Oeste do Pará (PROFMAT) – UFOPA, Santarém, 2014.
Apontamentos
- Não há apontamentos.