LION HUNTER - APLICATIVO DE AUXÍLIO AO PEQUENO INVESTIDOR DA BOLSA DE VALORES
Resumo
Devido à popularização de formas de investimento antes consideradas complexas pela parcela mais ampla da sociedade, como o mercado de ações, viu-se um crescente ingresso de novos investidores, cuja falta de conhecimento os leva a gerenciar suas operações utilizando métodos e ferramentas ineficazes. Este controle geralmente é feito utilizando-se de planilhas estáticas ou mesmo agendas físicas, o que o torna mais suscetível a erros relacionados à contabilidade e ao pagamento de seus impostos, propiciando prejuízos financeiros ou punições legais por parte da Receita Federal, além de demonstrar a necessidade de uma ferramenta adequada à complexidade do cálculo do imposto, que possui empecilhos como a variedade de operações da bolsa e suas alíquotas, tal como dos cenários de isenção e dedução do imposto propriamente dito. O projeto Lion Hunter tem por objetivo a criação de um aplicativo web que seja capaz de fazer a identificação e o gerenciamento de operações no mercado de ações da bolsa de valores, com ênfase no mercado à vista, operações estas que servirão de base para o cálculo e a geração de vias para pagamento de impostos. As operações são identificadas de maneira automatizada pela aplicação através de notas de corretagem submetidas pelo usuário, de forma que seu principal objetivo é reduzir ao máximo a interação do utilizador para com ela e/ou sua regra de negócio, visando uma experiência simples, rápida e que não requer conhecimento prévio ou qualquer documentação além daquela que lhe é oferecida pela corretora. A partir de tais informações, será possível oferecer um registro da carteira de ações e seu histórico, das notas de corretagem, das operações e dos resultados mensais do usuário. O problema fora analisado através de bibliografia específica e reuniões periódicas sob auxílio de um investidor cujo perfil se adequa ao do cliente-alvo, através dos quais suas principais demandas puderam ser identificadas, além de exceções referentes ao cálculo dos impostos que apenas reforçaram a necessidade da aplicação.
Texto completo:
PDFReferências
B3 EDUCAÇÃO, POR DENTRO DA B3: Guia prático de uma das maiores bolsas de valores e derivativos do mundo, 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 de julho 2019.
D'ÁVILA, Mariana. Bolsa de Valores nos anos 90: gritaria, muvuca e calças bag. InfoMoney, 04 de fev. de 2019. Disponível em . Acesso em: 25 de março de 2019.
D'ÁVILA, Mariana. Bolsa se aproxima de 1 milhão de investidores - mas ainda é pouco. InfoMoney, 20 de abr. de 2019. Disponível em . Acesso em: 11 de maio de 2019.
DUARTE, Débora. Por que poupança é um mau investimento?. Money Times, 2018. Disponível em: . Acesso em: 25 de março 2019.
LANZARINI Joelcy Jose Sa et al. A popularização do mercado de ações brasileiro: As mudanças recentes na bolsa de valores. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 31, 2011. Belo Horizonte: Abepro, 2011. Disponível em: Acesso em: 25 de março. 2019.
LO VISCO, Murilo. Imposto de Renda no Mercado de Ações: a Tributação Sobre os Ganhos de Pessoas Físicas na Bolsa de Valores. 2. ed. São Paulo: Novatec, 8 de fevereiro de 2018.
LUQUET Mara; ROCCO Nelson. Guia Econômico Valor de investimentos em ações. São Paulo: Editora Globo; 2005.
MAISTRO, Suelen. Empiricus Corretora? Marketing agressivo ou enganoso?. Trend Traders, 17 de março de 2019. Disponível em . Acesso em: 30 de julho de 2019.
MATSURA Eduardo. COMPRAR OU VENDER?. São Paulo: Saraiva; 7ª Edição (19 de dezembro de 2012).
Apontamentos
- Não há apontamentos.