CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO PARA ENSINO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS

Gabriel Belchior Miranda, Lucas Nicolau

Resumo


Atualmente para os alunos de disciplinas técnicas, o conhecimento prático do que é visto em sala de aula é essencial para suas carreiras. Com base nisso, foi desenvolvido um modelo didático para a disciplina de instalações elétricas, onde foram utilizados os materiais já disponíveis no laboratório de máquinas elétricas, a partir de uma metodologia técnica que começa com o desenvolvimento do circuito base para ensinar aos alunos até a montagem de todos os componentes elétricos e de segurança para o modelo idealizado. Com o modelo finalizado, os alunos da disciplina podem compreender, na prática, desde o dimensionamento elétrico — como por exemplo a seleção de sistema de proteção, condutores e tomadas — até as simbologias técnicas, conforme normativas brasileiras, com destaque para as normas NR10 e NBR5410. Durante as aulas práticas, os alunos da disciplina de instalações elétricas industriais puderam montar um circuito simplificado de uma residência, através do modelo desenvolvido. Após avaliação e aprovação do modelo pelos alunos, o próximo passo será aplicar esta ferramenta em oficinas de eletricidade básica e instalações elétricas residenciais de modo a expandir o número de alunos, não limitando a alunos do curso de Tecnologia em Manutenção Industrial mas também aos alunos e profissionais de outras áreas do Campus Paranaguá.


Texto completo:

PDF

Referências


SILVA, ALYSSON FERNANDES. Projeto de Box Didático para a Área de Instalações Elétricas. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal Minas Gerais, Formiga, 2014.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Instalação de sistemas elétricos prediais. Brasília: Senai, 2013. 293 p. (Série Eletroeletrônica).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.