PRODUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE JOGOS E ATIVIDADES DIDÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Luise Q.S. Santos, Heloísa Fernandes

Resumo


A educação ambiental (EA) estabeleceu-se internacionalmente como a principal ferramenta para reeducação da sociedade e transformação das atividades e manipulações nocivas dos seres humanos sobre o meio ambiente, devendo estar acessível a todos os públicos. Desta maneira, surgiram inúmeros profissionais da educação, das ciências e tecnologias que pesquisam, desenvolvem e praticam a educação ambiental entre os mais diversos grupos que formam as comunidades humanas. Entretanto, constatou-se a falta de informações, projetos, pesquisas e experiências nos meios acadêmicos formais que adaptassem a educação ambiental aos deficientes intelectuais em seus mais variados diagnósticos. Neste contexto, o presente trabalho objetiva apresentar algumas ferramentas educacionais de conscientização ambiental para tal público, bem como a execução do direito educacional na inclusão e na divulgação de conhecimentos científicos. Para cumprir tais propósitos, foram desenvolvidas quatro aulas e doze materiais didáticos para serem utilizados em uma turma de dez alunos na Escola Municipal de Ensino Especial Professora Eva T. A. Cavani, sendo três atividades por dia, incluindo atividades de avaliação de conhecimentos prévios e subsequentes, tratando de temas ambientais regionais próximos à realidade dos discentes e adaptados a suas capacidades, limites e restrições. Ao final das atividades práticas, pôde-se constatar a efetividade do uso dos jogos e atividades e a aplicabilidade do ensino ambiental de forma integral e transversal às matérias do currículo comum.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei n 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF. 27 de abril de 1999. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2019

CAPRA, F. A teia da vida. 1. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

HARARI, Y. N. Sapiens: uma breve história da humanidade. 12. ed. Porto Alegre: L&PM, 2016. 459 p.

MANDELA, N. R. Lighting your way to a better future. Johannesburgo, 16 jul. 2016. Informação verbal.

MUNDURUKU, D. O ato indígena de educar(se), uma conversa com Daniel Munduruku. São Paulo, 5 jul. 2016. Informação verbal.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.