UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE TERMODINÂMICA: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DO PIBID

Caroline Portela, Vitor Hugo Alexandrino Fávaro, Felipe Henrique Magno, Leonardo Mendes Schwartz Colaço, Delane Nunes França, Mateus Henrique da Veiga Barbosa, Bruno de Sá Beckerle

Resumo


Este artigo é um estudo acerca das sequências de ensino investigativas, que tem como objetivo proporcionar um ambiente científico para os estudantes. Estas propostas didáticas foram desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Multidisciplinar, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranaguá, utilizando-se de atividades desenvolvidas no segundo ano do ensino médio técnico integrado do IFPR baseando-se no ensino por investigação. A sequência de ensino investigativa abordou conteúdos de Termodinâmica, divididos em quatro atividades, neste artigo analisou-se duas delas, com os seguintes temas: isolante térmico e equilíbrio térmico. A fim de atingir a proposta de ensino por investigação, estas atividades foram realizadas de forma a promover a participação dos estudantes, que a partir dos materiais fornecidos, deveriam montar o próprio experimento com o intuito de responder um questionário previamente entregue e uma análise experimental posterior a atividade. Os resultados deste artigo foram obtidos por meio das análises experimentais e de uma pesquisa qualitativa. O papel dos aplicadores dessas atividades foi o de apresentar questionamentos que criassem condições para que ocorresse a argumentação nos grupos, desta forma, os estudantes deixaram de ser meros coadjuvantes dentro de sala de aula e se tornaram vozes ativas, resultando em alunos instigados e motivados para a realização destas atividades.


Texto completo:

PDF

Referências


BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de janeiro: Contraponto, p. 7, 1996.

BELLUCCO, Alex; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Uma proposta de sequência de ensino investigativa sobre quantidade de movimento, sua conservação e as leis de Newton. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 1, p. 30-59, 2014.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 3.ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2005.

KIPINIS, Nahum. Blending physics with history. In: FINLEY F., ALLCHIN D., RHEES D. e FIFIELD S. (Ed.). Third Internacional History, Phylosophy and Science Teaching Conference, Minneapolis, 1995.

SASSERON, Lucia Helena; CARVAHO, Anna Maria Pessoa de. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência e Educação, Bauru, v. 17, n. 1, p. 97-114, 2011.

SOLINO, Ana Paula; FERRAZ, Arthur Tadeu; SASSERON, Lúcia Helena. Ensino por investigação como abordagem didática: desenvolvimento de práticas científicas escolares. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, p. 1-6, 2015.

TOULMIN, Stephen Edelston. Os usos do argumento. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

TRIVELATO, Sílvia Luzia Frateschi; TONIDANDEL, Sandra Maria Rudella. Ensino por investigação: eixos organizadores para sequências de ensino de biologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.