DESENVOLVIMENTO DE UM MICROSCÓPIO ALTERNATIVO EM IMPRESSORA 3D

Davi Paula Silva, Eduarda Lopes Mendes, Giovana Hanae Pereira Assanuma Loechel, Fernanda de Souza Sezerino, Rafael Rogora Kawano

Resumo


O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um microscópio alternativo produzido em uma impressora 3D nas dependências do Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá, no FabLab IFPR. Atualmente, entende-se que tais equipamentos possuem custos muito elevados, inibindo algumas instituições de ensino de adquirirem e disponibilizarem aulas dinâmicas que relacionem, de forma transversal, conteúdos da grade curricular comum com os recursos didáticos e tecnológicos. Desta forma, o presente projeto tenciona desenvolver um protótipo funcional de um microscópio portátil, que pode ser utilizado com o auxílio de um smartphone com câmera, com o intuito de complementar principalmente as aulas de biologia e ciências. O mesmo, é consolidado de maneira econômica e simples, caracterizando-se como uma versão mais inovadora e eficaz de um microscópio de mesa, anteriormente desenvolvido pela equipe, elaborado a partir de resíduos recicláveis e eletrônicos. Os resultados adquiridos com a presente pesquisa têm caráter preliminar, sendo ordenados de acordo com as oficinas que foram aplicadas nas escolas. Assim sendo, têm-se que as demonstrações foram muito interessantes tanto para as crianças, que compreenderam as estruturas microscópicas das plantas e demais elementos, quanto para os integrantes do projeto, que se sentiram motivados a apresentarem o microscópio a outros educandos. Isto posto, pretende-se dar continuidade ao trabalho, realizando novas oficinas.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. IBGE. Censo demográfico, 2010. Disponível em: <>. Acesso em: 2 jul. 2019.

MATEUS, L. A.; THENÓRIO, I. Manual do mundo: 50 experimentos para fazer em casa. Rio de Janeiro: Sextante, 2014.

SEPEL, L.M.N.; LORETO, E.L.S.; ROCHA, J.B.T. Construindo um microscópio II. Bem simples e mais barato. Revista Genética na Escola. 06: 1-5, 2011.

SEPEL, L.M.N.; LORETO, E.L.S.; ROCHA, J.B.T.; Using a replica of Leeuwenhoek microscope to teach the history of Science and to motivate students to discover the vision and contributions of the first microscopists. Cell Biology Education, 08: 338-343, 2009.

SILVA, C. E. P; MORAIS, T. L; FREITAS, J. R. S. Microscópio Caseiro: uma alternativa para a melhoria do ensino de citologia nas escolas com ausência de laboratório de ciências. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2019.

SILVA, D.R.M.; VIEIRA, N.P.; OLIVEIRA, A.M. O ensino de biologia com aulas práticas de microscopia: uma experiência na rede estadual de Sanclerlândia–GO. III EDIPE- Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, Goiânia, p. 1-4, 2009.

SOGA et al. Um microscópio caseiro simplificado. Rev. Bras. Ensino Fís. São Paulo, v. 39, n. 4, 4506, 2017. Disponível em: . Acesso em: 06 jul. de 2019.

VILLANI, C. E. P.; NASCIMENTO, S. S. A argumentação e o ensino de ciências: uma atividade experimental no laboratório didático de física do Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 187-209, 2003.

WALLAU et al. N. Construindo um microscópio, de baixo custo, que permite observações semelhantes às dos primeiros microscopistas. Revista Genética na Escola. 03: 1-3, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.