COMPOSTAGEM E MINHOCÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO DO CLUBE DA BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Davi Paula Silva, Natalia Schmitz, Aline Silva, Maria Antonia, Heloísa Fernandes, Fernanda de Souza Sezerino

Resumo


O presente artigo apresenta um relato de experiência de uma oficina promovida pelo Clube da Biologia, sobre os processos alternativos para a reciclagem da matéria orgânica, sendo eles a compostagem e o minhocário. A oficina ocorreu na Escola Básica Municipal CAIC Irmã Joaquina Busarello, em São Francisco do Sul-SC, para os alunos do 3° ao 5° ano, fazendo parte do projeto “Conscientizar, reciclar e transformar” da escola, com a participação da Prefeitura Municipal. Paralelamente, este trabalho tem como objetivo conscientizar os estudantes, com base nos princípios da Educação Ambiental, para uma problemática que assola o mundo atualmente: os Resíduos Sólidos. Metodologicamente, foi realizada uma apresentação demonstrando os impactos sociais e ambientais dos resíduos sólidos, com ênfase na reciclagem da matéria orgânica e a transformação da mesma em húmus. Posteriormente, foi realizada uma roda de conversa e uma oficina prática, onde os estudantes puderam criar suas próprias composteiras. Foi possível verificar que os estudantes se sensibilizam com os impactos que ocorrem na natureza, decorrentes do descarte inadequado dos resíduos bem como, entenderam como se realiza a construção e a importância de uma composteira. Conclui-se que o Clube da Biologia está cumprindo seus objetivos como um projeto de extensão, a partir da oferta de oficinas que visem apresentar e relacionar conceitos da biologia em temáticas diversas (como no caso da explicação sobre a demanda de nutrientes como carbono e nitrogênio; bem como dos microrganismos decompositores), quanto às explicações socioambientais, fortalecendo a aprendizagem dos discentes e promovendo um ensino prático e dinâmico da biologia.


Texto completo:

PDF

Referências


BRANDÃO, C. R. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.

MARASINI, A. B. A utilização de recursos didático-pedagógicos no ensino de biologia. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Biológicas. Porto Alegre, 2010.

POLLI, A.; SIGNORINI, T. A inserção da Educação Ambiental na Prática Pedagógica. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 17, n. 2, p.93-101, out. 2012.

ROSAS, C. Compostagem Doméstica – Oportunidade de Cidadania, 2005. Disponível em:. Acesso em: 20 de junho de 2019.

BRASIL. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 27 de junho de 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.