A MULTIDISCIPLINARIDADE POR MEIO DE PEÇA TEATRAL NO ENSINO DE FÍSICA - OFICINA TRANSFORMERS: MICHAEL FARADAY E A INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA

Aluizio Jose Salvador, Heliza Colaço Góes

Resumo


Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma oficina exibindo a história da Indução Eletromagnética, que é o princípio essencial de qualquer gerador eletromagnético, e a sua importância para o desenvolvimento científico e social. A oficina tem ênfase na apresentação de uma peça teatral, porém também são exibidos vídeos e realizados experimentos, tanto demonstrativos como de execução por parte dos participantes. Esta proposta foi desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Física, do Instituto Federal do Paraná, campus Paranaguá, em parceria com o Colégio Estadual Porto Seguro onde realizou-se a aplicação com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. O teatro surge como recurso no processo de ensino-aprendizagem de Física, em uma abordagem multidisciplinar com as disciplinas de, Artes e História. A peça contém dois papéis: Michael Faraday e um narrador que também é seu auxiliar. Ao final, os espectadores participam de uma oficina, onde refazem o experimento da indução de Faraday, para complementar os conceitos observados durante a encenação. Os resultados foram satisfatórios, visto que os participantes puderam compreender a importância desta descoberta de Faraday e entender os conceitos físicos envolvidos na peça, que estão presentes no cotidiano por meio da contextualização apresentada.

Texto completo:

PDF

Referências


BISCUOLA, G. J.; BÔAS, N. V.; DOCA, R. H. Física. [S.l.]: Saraiva, 2010.

COSTA, E, B.; RIBEIRO, N, B, P.; SOUZA, R, R.; A utilização do teatro para enriquecer o aprendizado do conteúdo de física no ensino fundamental e médio. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2004.

GÓES, A.R.T.; GÓES, H.C. Modelagem Matemática: teoria, pesquisas e práticas pedagógicas. Editora InterSaberes. Curitiba, PR, 2016

HALLIDAY, D.; RESNICK,R. Fundamentos da Física. 8. ed. [S.l.]: LTC, 2008.

MEDINA, M.; BRAGA, M. O teatro como ferramenta de aprendizagem de física e deproblematização da natureza da ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27,n. 2, p. 313 – 333, Agosto 2010.

MONTENEGRO, B.; FREITAS, A, L, P.; MAGALHÃES, P, J C.; SANTOS, A, A.; VALE, M, R.; O papel do teatro na divulgação científica: A experiência da Seara da Ciência. Educação não-formal/artigos. Ciência e Cultura. On line ISSN.23176660. vol57.nº4- SP. Oct/Dec. 2005. Pg 31-32.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.