EXPRESSÃO GRÁFICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM: ESTUDO DE POLÍGONOS

Diovana Bzunek, Ana Cristina Polli, Anderson Roges Teixeira Góes, Juliana da Cruz de Melo

Resumo


 Este trabalho foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) – subprojeto Matemática 3. O objetivo é fazer com que o aluno consigam identificar os elementos de um polígono, bem como, classificá-los de acordo com o número de lados e em convexo ou não convexo. Ainda, reconhecer polígonos regulares, calcular o número de diagonais e a soma dos ângulos internos e externos de um polígono. Esta prática, dividida em cinco etapas, aplicada no ano letivo de 2015 aos alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva. Na primeira etapa realizaram a identificação dos elementos de um polígono, para isto utilizamos como recurso a dobradura. Na segunda etapa foi composta pela construção das diagonais de um polígono. A terceira etapa desenvolveram a soma dos ângulos internos de um polígono. A quarta etapa abordaram a soma dos ângulos externos de um polígono. A última etapa consistiu em atividade para verificação se os conceitos foram compreendidos. O que pode-se perceber com as Atividades Investigativas utilizando recursos da Expressão Gráfica é que os objetivos foram alcançados, ou seja, os estudantes compreenderam os conceitos abordados.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Fundamental. MEC. Brasília/DF, 1998.

CASTRUCCI, Benedito, PERETTI, Ronaldo G., GIOVANNI, José R. Pelos caminhos da matemática 8ª Série. Editora FTD. São Paulo/SP.

DANTE, Luiz Roberto. Tudo é matemática - 5ª série. Editora Ática. São Paulo/SP, 2005. 2ª edição.

GÓES, H. C. Um esboço de conceituação sobre Expressão Gráfica. Revista Educação Gráfica. vol. 17, no. 1, Bauru/SP, 2013.

PATARO, Patricia, SOUZA, Joamir R. Vontade de saber matemática - 8º Ano. Editora FTD. Curitiba/PR, 2013.

PONTE, João Pedro da., BROCARDO, Joana., OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Editora Autência. Belo Horizonte/MG, 2013. 3ª Edição.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.