LÚDICO NO ENSINO E APRENDIZADO DE NÚMEROS INTEIROS: JOGO SOBE E ESCORREGA
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – subprojeto Matemática 3 – Universidade Federal do Paraná (UFPR), aplicada no ano letivo de 2015 aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva. Nessa prática utilizamos elementos da Expressão Gráfica como recurso para a compreensão de Números Inteiros. A fundamentação para o desenvolvimento da atividade está nos Parâmetros Curriculares Nacionais que indica o jogo como recurso para o processo de ensino-aprendizagem. Para esta prática pedagógica foi selecionado o Jogo “Subindo e Escorregando” que proporcionou trabalhar com os seguintes conteúdos matemáticos: Conjunto dos Inteiros, Reta Numérica, Números Positivos e Negativos, Operação de Adição e Subtração entre os Números Inteiros, Noção dos Números Simétricos, além da utilização do raciocínio lógico. A aplicação iniciou por meio da história dos jogos, introduzindo as regras e objetivos, na sequência foi desenvolvido o jogo e foi realizado um questionário com perguntas a cerca do processo de aprendizado por meio deste material. Com este questionário procurou-se avaliar se os alunos tiveram compreensão dos conceitos abordados. O que se pode observar foi que os objetivos foram alcançados. Ainda, pode-se comprovar que a matemática pode ser muito divertida.
Palavras-chave: Expressão Gráfica. Ensino-aprendizado. Conjunto dos Números Inteiros.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : matemática. Brasília/DF, 1998.
GÓES, A. R. T. Desenho Técnico x Engenharia Civil – uma proposta metodológica. Monografia (Especialização em Desenho aplicado ao Ensino da Expressão Gráfica). Universidade Federal do Paraná, 2004.
GÓES, A. R. T.; GÓES, H. C. Ensino da matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico. Editora InterSaberes. Curitiba/PR, 2015.
GÓES, H. C. Um esboço de conceituação sobre Expressão Gráfica. Revista Educação Gráfica. vol. 17, no. 1, Bauru/SP, 2013.
KAMII, C.; DEVRIES, R. A criança e o número: Implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 22ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.
KAMII, C.; DEVRIES, R. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991.
MACEDO, L. Aprendendo com jogos e situações problemas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
RICCETTI, V. P. Jogos em grupo para educação infantil. Educação Matemática em Revista. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Ano 8, n. 11, 2001.
Apontamentos
- Não há apontamentos.