CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS: POLÍTICAS E ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA
Resumo
O objetivo deste trabalho é compreender como o discurso de formação de competências e habilidades impacta o ensino de Sociologia no Ensino médio. Analisou-se aqui os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, as Orientações Curriculares Para o Ensino Médio e a Matriz de Referência do ENEM. A abordagem se dá a partir do materialismo histórico, apoiando-se especialmente nos críticos do reducionismo da práxis educativa a mera formação de competências. Os estudos sobre o Ensino Médio Integrado baseados na concepção de pedagogia histórico-crítica são retomados para pensar o ensino de Sociologia na Educação Básica frente aos discursos das habilidades e competências. O texto mostra como o discurso das Ciências Humanas e suas Tecnologias se apoia numa concepção tecnicista da educação formadora de competências que se tornou hegemônica no interior do MEC e das políticas educacionais, a decorrente restrição do entendimento da relação entre educação e política e o ofuscamento negatividade histórica do trabalho do professor.
Palavras-chave: ENSINO DE SOCIOLOGIA. COMPETÊNCIAS. TECNOLOGIAS.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL.. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, s/d. Disponível em: Acessado em: 3 de abril de 2015.
BRASIL. Parecer n.º: CNE/CP 009/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação. Conselho Nacional de educação, 2001. Disponível em: Acessado em 12 de março de 2015.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio; Ciências humanas e suas tecnologias Secretaria de Educação Básica. – v. 3 Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: Acessado em 21 de fevereiro de 2015.
BRASIL. Matriz de Referência ENEM. Ministério da Educação. Inep, 2012. Dsponível em: Acesso em: 16 de julho de 215.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral). Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
KUENZER, Acácia. Conhecimento e competências no trabalho e na escola. Redescolas, 2001. Disponível Em: . Acessado em 17 de fevereiro de 2015.
SAVIANI, D. Origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. Exposição na Mesa Redonda “Marxismo e Educação: Fundamentos Marxistas da Pedagogia Histórico-Crítica” realizada no VII Colóquio Internacional Marx e Engels, no IFCH-UNICAMP em julho de 2012.
Apontamentos
- Não há apontamentos.