EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: RECONHECIMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DA CIDADE DE PARANAGUÁ PARA UMA AÇÃO EDUCATIVA

Wanderleia Mafra de Moura Correia, Eduardo Harder

Resumo


Wanderleia Mafra de Moura Correia1
Eduardo Harder2

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre o potencial a ser descoberto nas ações e currículo pedagógico de muitas escolas no tocante à educação patrimonial, uma prática educativa aliada à gestão do patrimônio cultural. O estudo descreve o desenvolvimento e execução de atividade voltada à educação patrimonial em uma instituição pública municipal de ensino localizada em Paranaguá, cidade considerada referência para compreensão dos processos coloniais na costa atlântica do Brasil meridional. O conjunto histórico e paisagístico da região central dessa cidade constitui um patrimônio cultural reconhecido pelo Estado brasileiro, em estreita interface com outros bens culturais igualmente inventariados e registrados ao longo das últimas décadas. O estudo possui como ponto de partida a trajetória docente da autora principal, vinculada ao quadro de professores permanentes da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá (SEMEDI). A educação patrimonial colabora no processo de aproximação das fronteiras interdisciplinares voltadas para uma formação cidadã, com a construção de sentidos e significados que provém de diferentes áreas do conhecimento tais como artes, linguística e literatura, história, geografia, ciências, etc., em paralelo com a perspectiva que emerge da memória coletiva e dos saberes populares e/ou tradicionais. Para tanto, os conceitos de bem cultural e patrimônio cultural material e imaterial constituem o filtro de análise da educação, os quais são temperados com uma metodologia de trabalho atenta aos processos de transformação das práticas sociais. O trabalho conclui que a constatação de caráter insatisfatório das práticas voltadas à educação patrimonial nas escolas pode revelar a ausência de reconhecimento do importante papel que os diversos atores sociais tem na gestão efetiva dos bens culturais e do papel da educação enquanto instrumento fundamental de mediação para a cidadania ativa, visto que o patrimônio cultural brasileiro é mais amplo e diverso que os bens acautelados pelo Estado.

Palavras-chave: educação patrimonial; bens culturais; patrimônio cultural material e imaterial; pedagogia histórico-crítica


1 Universidade Federal do Paraná, Brasil. Contato: luizewande@gmail.com
2 Universidade Federal do Paraná, Brasil. Contato: eduardoharder@ufpr.br


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