SISTEMA SOL-TERRA-LUA EM ESCALA REDUZIDA: UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL I ATRAVÉS DO PIBID
Resumo
O presente artigo relata uma atividade desenvolvida através do subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal do Paraná, inserida em uma proposta de ensino com o objetivo de preparar os alunos da Escola Municipal Joaquim Tramujas Filho para participação na XX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Para a realização dessa atividade buscou-se materiais para despertar o interesse dos estudantes sobre a noção de tamanho e distância de nossos astros: Sol, Terra e Lua. A abordagem dos conteúdos baseou-se na perspectiva de Ensino por Investigação (Carvalho, 2013) na qual buscou-se realizar atividades acompanhadas de situações problemas para estimular os alunos a manipularem materiais para refletir, discutir, explicar o que observavam, finalizando com o relato escrito e/ou desenhos do que compreenderam. Ao término da atividade foi possível perceber o questionamento dos alunos em relação aos conceitos apresentados e também como a abordagem didática de Sequências de Ensino Investigativas se mostrou significativa no que tange a compreensão dos conceitos por parte dos estudantes.
Texto completo:
PDFReferências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, LDA, 1977.
BARROSO, M. F.; BORGO, I. Jornada no Sistema Solar. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 32, n. 2, p. 1-12, 2010. Disponível em: . Acesso em 27 jun. 2017.
CARVALHO, A.M.P. et al. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
LONGHINI, M.D. O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências. V. 13, n.2, p.241-253, 2008. Disponível em: Acesso em: 27 jun. 2017.
OVIGLI, D. F. B.; BERTUCCI; M. C. S. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia 2.2 (2009): 198-213. Disponível em : . Acesso em: 27 jun. 2017.
VIECHENESKI, J. P; CARLETTO, M. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2013. Disponível em: Acesso em: 27 jun. 2017.
Apontamentos
- Não há apontamentos.