UTILIZAÇÃO DE SEI NA CONSTRUÇÃO DE FOGUETES NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID

Laurita Istéfani da Silva Teles, Suzane de Almeida Tomaczeski, Caroline Portela

Resumo


Este trabalho relata a construção de foguetes em uma perspectiva investigativa, desenvolvida por bolsistas do Subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal do Paraná (IFPR), para promover a participação dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Apresenta-se um estudo reflexivo da prática realizada, pautada em uma abordagem diferenciada denominada de Sequências de Ensino Investigativas (SEI). Com o exposto, constata-se que a utilização dessa abordagem para o ensino de ciências físicas no ensino fundamental traz benefícios para o desenvolvimento intelectual do educando, além de ressaltar as contribuições desse projeto para os bolsistas e os docentes envolvidos.


Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013a.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Habilidades de professores para promover a enculturação científica. Revista Contexto & Educação, v. 22, n. 77, p. 25-49, 2013b. Disponível em: , acessado em 23 de junho de 2017.

SCHROEDER, Carlos. A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 89-94, 2007. Disponível em: , acessado em 23 de junho de 2017.

SILVA, H. S. C.; MEGID NETO, J.. Artigos de divulgação científica e o ensino de ciências: concepções de ciência/tecnologia/sociedade. In: TEIXEIRA, P. M. M. (Org). Ensino de Ciências: Pesquisas e Reflexões. Ribeirão Preto: Holos, 2006.

VILLATORRE, A. M.; HIGA, I.; TYCHANOWICZ, S. D. Didática e Avaliação em Física. Curitiba: Intersaberes, 2012 – Coleção Metodologia do Ensino de Matemática e Física.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.