FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: UMA VISÃO DOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS PARANAGUÁ
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo apresentar a visão dos estudantes do último ano dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de Informática e Mecânica do Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá a respeito do ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio e compreender como a presença ou a ausência desses conteúdos interferem na sua formação. Para obter o material de análise, foi elaborado um questionário contendo questões referentes às experiências em sala de aula dos estudantes com o ensino da Física no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada durante a disciplina Introdução à Pesquisa em Ensino de Física do oitavo período do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá. Ao todo, nove estudantes colaboraram com a pesquisa e através da análise de suas respostas foi possível perceber que o ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio ainda está bastante limitado, uma vez que 44,6% não sabem diferenciar a Física Clássica da Física Moderna e consequentemente sua compreensão de mundo e entendimento das tecnologias estão limitadas ao seu conhecimento da Física Clássica.
Texto completo:
PDFReferências
OLIVEIRA, F. F. d.; VIANNA, D. M.; GERBASSI, R. S. Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, 2007. ISSN 1806-1117. Disponível em: . Acesso em: jun. 2017.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Física. 2008. 98 p. Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_fis.pdf. Acesso em: jun. 2017.
PORTELA, C. D. P. Saberes docentes na formação inicial de professores para o ensino de ciências físicas nos anos iniciais do ensino fundamental. 192 p. Dissertação (Mestrado em Educação, linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino) — Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
SANCHES, M. B. A física moderna e contemporânea no ensino médio: qual sua presença em sala de aula? 112 p. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática) — Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2006.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS