O USO DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Marlon Oliveira Alves da Silva, Caroline Dorada Pereira Portela

Resumo


Apresenta-se o trabalho final da disciplina Introdução à Pesquisa em Ensino de Física, ofertada no 8º semestre do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá. Foi elaborada uma proposta de ensino a ser desenvolvida em aulas de Física no ensino médio com o objetivo de utilizar o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na aplicação de atividades relacionadas com os conteúdos sobre dilatação térmica e fibra óptica, os quais são contextualizados com eventos ocorridos na cidade Paranaguá - Paraná. Para o desenvolvimento da proposta serão utilizadas quatro horas-aulas (200 minutos) para a apresentação dos conceitos e demonstrações experimentais. No último encontro, a aplicação de um questionário possibilitará verificar evidências da aprendizagem dos estudantes sobre os conceitos abordados, bem como a percepção dos estudantes sobre a proposta desenvolvida.


Texto completo:

PDF

Referências


AULER. D.; DELIZOICOV. D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2003. Disponível em: . Acesso em: 29 Ago. 2016.

HUNSCHE, C. et al. Produção de textos no ensino de Física. 2016. Disponível em: . Acesso em: 16 Dez. 2016.

JULIO. A.; BERGAMASCHI. E. O movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS-A) e a Interdisciplinaridade: o desafio da formação crítica. 2009 Disponível em: . Acesso em: 17 Dez.2016.

JÚNIOR. J et al. O estudo de energia: uma experiência de ensino na perspectiva CTS e o uso de mídias. 2010. Disponível em: . Acesso em: 29 Ago. 2016.

JUNIOR, E. et al. Questões interdisciplinares com enfoque em CTS: uma proposta para o ensino médio. 2014. Disponível em: . Acesso em: 01 Dez. 2016.

MATA, A. O que é Fibra Óptica e como funciona?, 2011. Disponível em : . Acesso em: 29 Ago. 2016.

MOREIRA. M.; ROSA. P. Pesquisa em Ensino: Métodos Qualitativos e Quantitativos, 2016. Disponível em: . Acesso em : 16 Dez. 2016.

PARANAGUÁ. PREFEITURA MUNICIPAL. A História. Disponível em: http://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/a-cidade/historia. Acesso em: 29 Ago. 2016.

PERUZZO, J. Experimentos de Física Básica: Termodinâmica, Ondulatória & Óptica. 1ª edição. Livraria da Física, São Paulo, 2012.

PSCHEIDT, A. Dilatação térmica, o que é, o que causa?. 2016. Disponível em: . Acesso em : 09 Dez. 2016

SILVEIRA, A. F.; MELO, J. Intervenções Didáticas com a abordagem CTS para o ensino da Óptica Geométrica, 2014.Disponível em: . Acesso em : 08 Dez. 2016

SOUZA, E et al. Usando física em quadrinhos para discutir a diferença entre inversão e reversão da imagem em um espelho plano. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p. 601-613, dez. 2014. Disponível em: . Acesso em : 28 Ago. 2016.

SOUZA, F.; PEDROSA. E. O Enfoque CTS e a Pesquisa Colaborativa na Formação de Professores em Ciências, 2011. Revista Amazônica de Ensino de Ciências. Disponível em: . Acesso em: 15 Dez. 2016.

SOUZA, S; ZYLBERSZTAJN, A. O enfoque ciência, tecnologia e sociedade e a aprendizagem centrada em eventos. PIETROCOLA. M. (Org.). Ensino de Física: Conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. 2ª edição, UFSC, Florianópolis, 2005. P. 171-196. Cap.8.

TELTEQ TELECOM. Princípios de funcionamento e tipos de fibra óptica, 2014. Disponível em : . Acesso em: 08 Dez.2016.

VANNUCCHI, A. A Relação Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Ciências. In: CARVALHO, A. (Org.). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. Thomson Learning, São Paulo, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS