EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS: PARA ALÉM DA FUNÇÃO SOCIAL E ESCOLAR, A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO EMANCIPATÓRIO
Resumo
Este artigo compõe uma síntese de discussões e registros acumulados em quase 5 anos de ações educativas desenvolvidas no âmbito da proposta de Educação Profissional de Jovens e Adultos na modalidade de Formação Inicial e Continuada – FIC, ofertada pelo Campus Paranaguá, do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Especificamente, neste texto, apresentamos e discutimos as principais estratégias construídas e operacionalizadas pela equipe de coordenação dos cursos PROEJA-FIC, posteriormente denominados FIC/EJA, visando o estímulo à elevação da escolarização articulada à educação profissional. Nesse breve circuito de reflexões apresentamos nossas estratégias de formação profissional desde uma concepção de EJA, sob a forma de cursos FIC, portanto, cursos de curta duração (160 hs à 360 hs) onde consideramos à EJA como ponto de partida de uma proposta de Educação Profissional (EP), na perspectiva articulada a totalidade de uma Educação Profissional de Jovens e Adultos, que tem como referencial as vivências, identidades, lutas e saberes construídos pelos sujeitos da EJA nas relações sociais, culturais e políticas vivenciadas nos espaços sociais que reivindicam tempos de direitos humanos nas periferias de Paranaguá.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS