EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS: PARA ALÉM DA FUNÇÃO SOCIAL E ESCOLAR, A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO EMANCIPATÓRIO

Roberto Martins Souza, Luciana Maestro Borges, Sandra Campos de Lima, Elvis Canteri de Andrade, Cintia de Souza Batista Tortato

Resumo


Este artigo compõe uma síntese de discussões e registros acumulados em quase 5 anos de ações educativas desenvolvidas no âmbito da proposta de Educação Profissional de Jovens e Adultos na modalidade de Formação Inicial e Continuada – FIC, ofertada pelo Campus Paranaguá, do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Especificamente, neste texto, apresentamos e discutimos as principais estratégias construídas e operacionalizadas pela equipe de coordenação dos cursos PROEJA-FIC, posteriormente denominados FIC/EJA, visando o estímulo à elevação da escolarização articulada à educação profissional. Nesse breve circuito de reflexões apresentamos nossas estratégias de formação profissional desde uma concepção de EJA, sob a forma de cursos FIC, portanto, cursos de curta duração (160 hs à 360 hs) onde consideramos à EJA como ponto de partida de uma proposta de Educação Profissional (EP), na perspectiva articulada a totalidade de uma Educação Profissional de Jovens e Adultos, que tem como referencial as vivências, identidades, lutas e saberes construídos pelos sujeitos da EJA nas relações sociais, culturais e políticas vivenciadas nos espaços sociais que reivindicam tempos de direitos humanos nas periferias de Paranaguá.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS