DA AQUICULTURA AO MEIO AMBIENTE: 10 ANOS DE CURSOS TÉCNICOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA ÁREA AMBIENTAL DO CAMPUS PARANAGUÁ

Emerson Luis Tonetti, Allan Paul Krelling, Leandro Angelo Pereira, Izabel C. R. Cavallet

Resumo


 

Em 2008, mesmo ano da fundação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), foi ofertado, no Campus Paranaguá, pela primeira vez, o Curso Técnico de Aquicultura Integrado ao Ensino Médio. O curso tinha o objetivo de formar profissionais de nível médio, cujas habilidades estavam voltadas à produção e ao gerenciamento das atividades de aquicultura, buscando o aproveitamento integral da cadeia produtiva com segurança, qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social. Foram formadas 5 turmas de estudantes de diferentes municípios do litoral. Entretanto, no decorrer de sua oferta, diagnosticou-se que grande parte dos alunos optou pelo curso de Aquicultura por ser este o curso mais próximo da área ambiental disponível no campus Paranaguá, mas que a preferência seria para um curso específico de meio ambiente. O ingresso da última turma de Aquicultura ocorreu em 2012, quando optou-se por iniciar a oferta do curso técnico em Meio Ambiente. Em 2014, a primeira turma do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio iniciava suas atividades no campus Paranaguá. Essa mudança ampliou as possibilidades de áreas de trabalho para os futuros técnicos formados já que o curso se propõe a formar profissionais de maneira integral e técnica para uma inserção competente e construtiva nos setores produtivos, atuando no desenvolvimento de atividades relacionadas ao Meio Ambiente. Atualmente, observou-se um aumento na procura pelo curso, além da redução no número de evasões e de retenções. Pode-se notar que o processo de adequação dos cursos da área ambiental do campus Paranaguá trouxe bons resultados e que estes cursos representam parte significativa da história do campus Paranaguá e do IFPR.



Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS