O MESTRADO EM CTS DO IFPR CAMPUS PARANAGUÁ: CONTEXTUALIZAÇÃO E DELINEAMENTOS

Sidney Reinaldo da Silva, Mateus das Neves Gomes, Ezequiel Westphal

Resumo


O presente texto é uma apresentação da concepção e dos princípios que regem o Mestrado do Programa de Pós-graduação em CTS (Ciência, Tecnologia e sociedade) do IFPR do IPPR Campus Paranaguá (PPGCTS). É mostrado como desde a sua preparação a proposta do mestrado esteve comprometida com os valores dos Institutos Federais, com a interdisciplinaridade, a contextualização da produção do conhecimento científico, tecnológico e do ensino e com a interdisciplinaridade como princípio, no sentido de fundamento e diretriz.   Mostra-se a interdisciplinaridade na forma de valor central que opera tanto no âmbito epistemológico da abordagem da pesquisa e formação de pesquisadores e professores, quanto no âmbito ético-político da construção colegiada das condições institucionais do funcionamento do mestrado. Inicialmente foi apresentada a contextualização histórica, geográfica e institucional. Posteriormente foi mostrado o significado da interdisciplinaridade como valor basilar do programa e o modo como se espera que ela seja o fio condutor das práticas no mestrado. Finalmente foi apresentada a estrutura do programa, mostrando a forma como ele agencia CTS interdisciplinarmente visando formar mestres comprometidos com uma ciência e tecnologia sensível ao contexto, conscientes dos valores que as integram e da importância da complementaridade entre especialização e interdisciplinaridade para o avanço do conhecimento e da inovação tecnológica socialmente pertinentes. Esse texto teve como base os documentos do PPGCTS, sobretudo o seu APCN e o relatório parcial da avaliação do programa de 2018, documentos do MEC e do IFPR, textos de especialistas sobre a realidade do Litoral do Paraná, bem como de discussão e propostas de trabalho interdisciplinar de teóricos e instituições que atuam nessa área.  


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS