CIÊNCIAS SOCIAIS E A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PRIMEIRO CURSO DA REDE FEDERAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Resumo
Este artigo apresenta uma perspectiva sobre a criação do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), no campus Paranaguá a partir de 2012. Aponta o debate do surgimento da sociologia brasileira, enquanto projeto de intelectuais uspianos para o Brasil nos anos decursivos de 1930. Esta percepção se traduz enquanto capital simbólico nos eventos que marcam a dinâmica e a historicidade do curso, décadas depois, em sua construção coletiva. Discussão esta que é ressignificada enquanto campo de tensões e possibilidades na formação de professores de sociologia, dos conflitos e das ausências delineadas, na análise da estrutura curricular da licenciatura, em sua proposta e compromisso socioeducacional para o litoral paranaense. As sincronias e diacronias atinadas pelo coletivo são sistematizadas e interpretadas no perfil docente e discente como saldo positivo na formação continuada interna e inicial dos estudantes de ciências sociais. Ao nos inclinarmos para a aplicação de instrumentos e análise de pesquisa qualitativa esta se baseia prioritariamente de modo bibliográfica e documental, haja vista que fontes primárias para a produção de indicadores fora realizada. As considerações finais são um diálogo em aberto ressaltando a importância da graduação em ciências sociais, voltada à demarcação de professores de sociologia na região, bem como as conquistas significativas dos coletivos docente e discente, suas lutas e resistências, sinalizando novos desafios e perspectivas em sua construção identitária.
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