O MODELO SIS E A DINÂMICA DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES

Matheus Meira de Miranda Albino, Isabeli Raiany Miranda, Jane Rosa

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados do estudo de um modelo epidemiológico, descrito por equações diferenciais, aplicado para doenças transmitidas por vetores. Neste caso, o agente patogênico é transmitido por artrópodes, como por exemplo, mosquitos. A modelagem matemática das equações que descrevem o processo de transmissão da doença é representada pelo modelo SIS (Suscetíveis, Infectados, Suscetíveis). Nesse modelo, as populações de humanos e vetores são divididas em duas classes: os suscetíveis, que são os indivíduos que podem contrair a doença, e os infectados, que são aqueles que já possuem o agente patogênico. A transmissão da doença pode ocorrer com o contato entre as duas classes de indivíduos. O objetivo do trabalho foi realizar uma análise qualitativa do referido modelo, a fim de entender a dinâmica do processo de transmissão da doença. Portanto, foi necessário analisar os pontos de equilíbrio do sistema de equações diferenciais não lineares, e com isso, determinar sob quais condições uma epidemia pode ou não ocorrer. Os resultados mostraram que há um parâmetro determinante na dinâmica da transmissão da doença, o qual depende dos parâmetros do sistema. Aplicações desse modelo podem ser de interesse, por exemplo, para descrever a dinâmica de transmissão da doença de chagas ou malária.

 

Palavras-chave: Epidemiologia. Modelo SIS. Doenças Transmitidas por Vetores.


Texto completo:

PDF

Referências


ESTEVA, L., VARGAS, C. Analysis of a dengue disease transmission model. Mathematical

Biosciences, vol. 150, p. 131-151, 1998.

MARTCHEVA, M. An Introduction to Mathematical Epidemiology. 1 ed. Gainesville: Springer, 2015.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia de Vigilância em Saúde. 1. Ed. Brasília, 2016. p.745.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Situação epidemiológica das arboviroses e malária. Brasília, 2018. Disponível em:

http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/abril/26/3.b-9-e-10-APRESENTACAO-DEVIT-CIT.pdf. Acesso em 26 set. 2018.

MONTEIRO, L. H. A. Sistemas Dinâmicos. 3 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

MURRAY, J. D. Mathematical Biology: An Introdution. 3 ed. Springer-Verlag: United States of America, 2002.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Vector-borne diseases. Disponível em:

http://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/vector-borne-diseases. Acesso em 26 set. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS