O MODELO SIS E A DINÂMICA DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados do estudo de um modelo epidemiológico, descrito por equações diferenciais, aplicado para doenças transmitidas por vetores. Neste caso, o agente patogênico é transmitido por artrópodes, como por exemplo, mosquitos. A modelagem matemática das equações que descrevem o processo de transmissão da doença é representada pelo modelo SIS (Suscetíveis, Infectados, Suscetíveis). Nesse modelo, as populações de humanos e vetores são divididas em duas classes: os suscetíveis, que são os indivíduos que podem contrair a doença, e os infectados, que são aqueles que já possuem o agente patogênico. A transmissão da doença pode ocorrer com o contato entre as duas classes de indivíduos. O objetivo do trabalho foi realizar uma análise qualitativa do referido modelo, a fim de entender a dinâmica do processo de transmissão da doença. Portanto, foi necessário analisar os pontos de equilíbrio do sistema de equações diferenciais não lineares, e com isso, determinar sob quais condições uma epidemia pode ou não ocorrer. Os resultados mostraram que há um parâmetro determinante na dinâmica da transmissão da doença, o qual depende dos parâmetros do sistema. Aplicações desse modelo podem ser de interesse, por exemplo, para descrever a dinâmica de transmissão da doença de chagas ou malária.
Palavras-chave: Epidemiologia. Modelo SIS. Doenças Transmitidas por Vetores.
Texto completo:
PDFReferências
ESTEVA, L., VARGAS, C. Analysis of a dengue disease transmission model. Mathematical
Biosciences, vol. 150, p. 131-151, 1998.
MARTCHEVA, M. An Introduction to Mathematical Epidemiology. 1 ed. Gainesville: Springer, 2015.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia de Vigilância em Saúde. 1. Ed. Brasília, 2016. p.745.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Situação epidemiológica das arboviroses e malária. Brasília, 2018. Disponível em:
http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/abril/26/3.b-9-e-10-APRESENTACAO-DEVIT-CIT.pdf. Acesso em 26 set. 2018.
MONTEIRO, L. H. A. Sistemas Dinâmicos. 3 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
MURRAY, J. D. Mathematical Biology: An Introdution. 3 ed. Springer-Verlag: United States of America, 2002.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Vector-borne diseases. Disponível em:
http://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/vector-borne-diseases. Acesso em 26 set. 2018.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS