UNIDADES DE PAISAGEM: ANÁLISE SISTÊMICA DO BAIRRO CENTRO HISTÓRICO DE PARANAGUÁ

Gabriel Lucas de Oliveira, André David dos Santos, Victor Pereira dos Santos, Emerson Luís Pawoski da Silva, Emerson Luis Tonetti

Resumo


O procedimento de delimitação e classificação de unidades de paisagem é de grande valia nos estudos que envolvem o ordenamento dos usos da terra. O objetivo deste trabalho foi o de apresentar a delimitação de unidades de paisagem como um procedimento de planejamento de paisagem em áreas urbanizadas. Para isso, foi utilizado como objeto de estudo e análise, o bairro Centro Histórico da cidade de Paranaguá no estado do Paraná. A delimitação das unidades de paisagem do bairro ocorreu por meio de fotografias, coloridas e datadas do ano de 2018, fornecidas pelo software Google Earth. Os critérios utilizados para a delimitação das unidades de paisagem foram baseados principalmente no uso da terra. A classificação resultou em 4 grandes unidades de paisagem: praças, áreas com e sem cobertura vegetal, além de locais totalmente pavimentados. A pouca cobertura vegetal encontrada, acumulo de resíduos sólidos e impermeabilização do solo, verificados propiciam a proliferação de zoonoses, através do abrigo de vetores animais e possibilidade de inundações. A instalação de áreas livres de edificação, estruturas verdes e lixeiras, bem como a aplicação de um sistema de coleta de lixo mais eficaz e educação ambiental, são apresentadas como possíveis soluções a essas problemáticas. O estudo em outras áreas próximas ao bairro Centro Histórico é recomendado para mais resultados.


Texto completo:

PDF

Referências


ADLER, F. Ecossistemas urbanos: princípios ecológicos para o ambiente construído. 1. ed. Oficina de Textos, 2015.

CUNICO, C (org). Zoneamento ecológico - econômico do Estado Do Paraná - Litoral. Curitiba: ITCG, 2016.

ESTÊVEZ, L. F.; NUCCI, J. C.; VALASKI, S. Mapeamento da Cobertura do Solo com base nos Princípios do Planejamento da Paisagem aplicado ao Bairro Cabral, Curitiba/PR. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 07, n.4, p. 731-745, 2014.

FU B.; JONES K. (eds) Landscape Ecology for Sustainable Environment and Culture. Springer: Dordrecht, 2013.

HERZOG, C. Cidades para Todos: (re)aprendendo a conviver com a Natureza. Mauad Editora Ltda, 2013.

GONÇALVES, R.R. O litoral do Paraná. Disponível em: http://integralitoralpr.blogspot.com/2013/12/guaratuba-caioba-matinhos-pontal-do.html. Acesso em: 09 de fevereiro de 2019.

JBLITORAL. Audiência define regularização fundiária em Paranaguá. Disponível em: https://www.jblitoral.com.br/noticia/audiencia-define-regularizacao-fundiaria-em-paranagua. Acesso em: 27 de novembro de 2018.

PARANAGUÁ. A cidade. Disponível em: http://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/a-cidade. Acesso em: 09 de fevereiro de 2019.

RICKLEFS, R.E.; RELYEA, R. A Economia da Natureza. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

VALASKI, S.; NUCCI, J. C.. A delimitação de unidades de paisagem como subsídio ao zoneamento urbano: estudos de caso do Bairro Boqueirão - Curitiba/PR e do Distrito de Santa Cecília - São Paulo/SP. Geografia. Ensino & Pesquisa, v. 12, p. 2276-2289, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS