A INSERÇÃO ESCOLAR DE IMIGRANTES HAITIANOS NA CIDADE DE JOINVILLE

Sandra Felicio Roldão, Sirlei de Souza

Resumo


Nos últimos anos, a matrícula de crianças e adolescentes imigrantes haitianos têm se intensificado nas escolas, estabelecendo novos olhares, novos diálogos e práticas educativas de acolhimento e inserção social. Diante da ausência de políticas públicas migratórias, das barreiras linguísticas estabelecidas e as diferenças culturais, as instituições escolares deparam-se com mais um grande desafio no ato de acolher, educar para a diversidade e romper com uma visão etnocêntrica e homogeneizante. Nesta perspectiva, apresentamos um relato de experiência do projeto “O Haiti é Aqui: Aprendendo Juntos” desenvolvido pelos estudantes do Curso de Magistério da E.E.B. Dr. Jorge Lacerda em parceria com alunos de Licenciaturas e com alunos imigrantes haitianos matriculados na Universidade da Região de Joinville (Univille). O projeto visa contribuir para a inclusão social de crianças e adolescentes imigrantes haitianos, através da aprendizagem da Língua Portuguesa, como língua de Acolhimento, da inserção e da interação dos haitianos nas instituições escolares da rede pública estadual. O projeto, ainda em sua fase inicial, atende 4 escolas em Joinville. Para o desenvolvimento do projeto os alunos, sejam do Magistério sejam da Universidade, participam de reflexões em torno de temas como imigração e direitos humanos. Através de rodas de conversa e vivências, discutem o exercício da docência e se sensibilizam para a transformação da realidade aprendendo juntos.

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