IDENTIDADES INFANTIS: O SER CRIANÇA E O SER ALUNO NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS

Amanda Correia dos Santos, Karine do Rocio Vieira dos Santos, Simone Rechia

Resumo


O presente ensaio visa refletir acerca de duas possibilidades de identidades infantis o ser criança ao mesmo tempo do ser aluno. Buscamos aqui problematizar os conflitos e acordos, refletindo sobre as imposições e sobreposições acerca destas identidades durante a vida de crianças e adolescentes. Para tanto apresentaremos algumas questões pertinentes a identidade sob a ótica dos estudos culturais, para então pensar como a ideologia e a experiência podem interferir nessa identidade, na sequência apontaremos como a sociologia da infância contribuiu para esse novo olhar sobre a criança e o adolescente, revelando-os sujeitos de direitos, para enfim, focar em dados empíricos sobre as identidades criança-aluno e aluno-criança. A partir dessa compilação de dados teóricos e empíricos compreendemos que a identidade do ser criança, pode compor a escola, mas para isso, algo novo precisaria surgir, uma escola que percebe, reconhece e valoriza as transformações ocorridas perante o processo de globalização. Dentre elas o entendimento de que o lazer, o brincar e as experiências lúdicas sejam possibilidades educativas, com vistas a transformação de uma sociedade mais humana, na qual a autonomia e a liberdade possam ser vias de formação humana dentro e fora das escolas.


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