HIP HOP: JUVENTUDE E IDENTIDADE CULTURAL

Patricia Bozza, Simone Rechia, Vania Lucia Girardi

Resumo


O objetivo da pesquisa foi abordar historicamente o Hip Hop interpretando a sua ação como veículo de educação para o exercício da cidadania e formação de novas identidades, embasada nos estudos de Stuart Hall. Historicamente o Hip Hop, é uma expressão cultural juvenil das periferias urbanas. Surge como possibilidade de manifestação e reivindicação de questões sociais nos Estados Unidos. No Brasil, surge destacando-se como uma cultura periférica, original dos subúrbios, popular e de rua, que possui diferentes formas de expressão e comunicação, tendo como identidade mensagens de protesto político e resistência de grupos juvenis. A pesquisa caracteriza-se por exploratória, descritiva interpretativa, e de campo com observação em oficinas de hip Hop do Projeto de Extensão “Arte e Direito à Cidade” do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná. Problematiza: como o Hip Hop por meio da arte pode influenciar a juventude da Obra Social Santo Aníbal ao exercício da cidadania e formação de identidades? Os resultados evidenciaram que os jovem identificaram-se com as oficinas devido ao seu mito de origem, seus dispositivos e códigos interpretarem as atividades propostas como marcas indentitárias por ser uma prática popular e de periferia e assimilaram os ensinamentos sobre cidadania bem como as práticas dos elementos do Hip Hop.

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