APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR POR MEIO DA EXPERIÊNCIA LÚDICA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DE STUART HALL E MICHEL DE CERTEAU

Sabrina Monique Bora de Andrade, Gabriela Resende Cardoso, Simone Rechia

Resumo


Este ensaio busca analisar a apropriação do espaço escolar nos interstícios dos tempos curriculares a partir da observação, das conversas informais com as crianças e funcionários, entrevistas semiestruturadas com a equipe pedagógica e registro fotográfico das experiências lúdicas empreendidas em espaços utilizados pelas crianças de forma não correspondente ao seu uso padrão primário.  Os dados são parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento por uma das autoras deste trabalho. Para discussão do tema deste trabalho foram utilizadas imagens de três equipamentos do espaço escolar observados na escola investigada, onde a função primária não condiz com a forma como as crianças se apropriam deles, evidenciando uma decodificação não correspondente ao código de uso padrão, bem como uma necessidade a ser identificada e reconhecida pela escola.  Ao acompanhar as práticas realizadas no recreio pelas crianças, é verificável que os espaços são apropriados de diferentes formas a depender dos grupos que o utilizam. Em alguns casos, percebe-se que os equipamentos mais diversificados implicam a possibilidade de escolha das experiencias lúdicas das crianças. E que o fenômeno do lazer é fruído pelas crianças no cotidiano escolar, sobretudo a partir das manifestações culturais, com destaque para os jogos e as brincadeiras. E, portanto, reconhecer que em meio ao contexto escolar há a manifestação desse fenômeno como uma dimensão da vida, dotado de valores críticos, políticos e desenvolvimento individual e coletivo é um passo importante para legitimá-lo no campo da Educação e avançar em proposição teórico-práticas.


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