ANÁLISE DE UM SISTEMA DE COLETA DE DADOS VOLTADO AO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROJETO PIAYA.

Elvis Andrade, Murilo Brasil, Rafael Tesch, Leandro Angelo Pereira

Resumo


Um dos grandes problemas enfrentados em nossa época seria a Gestão de Resíduos Sólidos. Esta linha de trabalho da Gestão Ambiental, afeta diretamente o meio ambiente podendo desencadear uma série de outros problemas, desde os relacionados ao desperdício de energia, consumo de recursos naturais, chegando até ao desperdício de água. Dados de 2018 do lixo no Brasil. Indicam que o brasileiro gera mais lixo e aumenta a destinação inadequada de resíduos no país. Cada pessoa gerou 378kg de resíduos em 2017; e o volume de lixo depositado em lixões seria o suficiente para encher 160 estádios de futebol do tamanho do Maracanã. Devido à importância do estudo dos resíduos sólidos e suas fontes geradoras a presente proposta foi conduzida com o objetivo de analisar a viabilidade de um Sistema de Coleta de dados voltados ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com o foco nos tomadores de decisão ou gestores de instituições de ensino. Para atingir a este objetivo, dois passos metodológicos, o primeiro relacionado ao teste das perguntas ou a forma básica da coleta de informações. Para este passo, foi selecionado um serviço gratuito para criar formulários online. Já a segunda parte, a partir dos resultados encontrados na primeira etapa, com os dados dos formulários respondidos, foi estruturado um aplicativo. Os resultados encontrados pelos formulários indicam que há uma predisposição das pessoas em contribuir para a Gestão Ambiental. Porém, algumas vezes lhes faltam as ferramentas necessárias para isso. Então, o aplicativo proposto neste artigo poderia ser uma possiblidade real disponível para complementar às iniciativas já praticadas. Assim, seria possível dizer que um Sistema de Coleta de dados voltado ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com o foco nos tomadores de decisão ou gestores seria viável para diferentes instituições de ensino.


Texto completo:

PDF

Referências


ABRELPE, 2018 - http://www.abes-mg.org.br/visualizacao-de-clipping/ler/9557/lancamento-do-panorama-dos-residuos-solidos-no-brasil-2017

BARCIOTTE, Maria Lúcia. Coleta Seletiva e minimização de resíduos sólidos urbanos: uma abordagem integradora. Tese. São Paulo: USP, 1994

BROLLO E SILVA, 2000. Política e Gestão Ambiental em resíduos sólidos. Revisão e análise sobre a atual situação no brasil. Conferência: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.

ESAÚDEblog, 2019 - https://www.esauce.com.br/blog/qual-equipe-necessaria-e-quanto-custa-criar-um-app/

ONU-Habitat, 2018 - https://nacoesunidas.org/humanidade-produz-mais-de-2-bilhoes-de-toneladas-de-lixo-por-ano-diz-onu-em-dia-mundial/

OTERO, Gabriela Gomes Prol. Gestão Ambiental em Instituições de Ensino Superior: práticas dos campi da Universidade de São Paulo. 2010. 174f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental – Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

PERUCHIN, B., GUIDONI, L. G., CORRÊA, L. B., CORRÊA, E. K. Gestão de resíduos sólidos em restaurante escola. Revista Tecno-Lógica. v. 17, n. 1.

PRODANOV, C.C.; FREITAS, E.C. 2013 Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale.

SOARES, B. V. O. 2015. Protótipo de Aplicativo para Dispositivos Móveis com foco no Descarte Correto de Resíduos Sólidos na Itaipu Binacional. Trabalho de Conclusão do Curso de Pósgraduação em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Gestão Corporativa de Carbono. UFPR.

TAUCHEN, J; BRANDLI, L.L.; Gestão & Produção, Vol. 13, p.503-515, 2006.

URBAN WORLD FORUM. Reports On Dialogues – Sustainable Urbanization. Disponível em: http://www.unchs.org/uf/aii.html. Acesso em: 13.9.2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS