HABITAÇÃO POPULAR E IDENTIDADE CULTURAL DE CRIANÇAS REASSENTADAS NA PERIFERIA DE CURITIBA

Avelaine do Rocio Mielniczk Fonseca

Resumo


Este artigo apresenta resultados parciais de uma investigação sobre configurações sociais de crianças reassentadas na periferia de Curitiba. A partir de referenciais teóricos utilizados na disciplina dos Estudos Culturais em Stuart Hall, ministrada pela professora Simone Rechia, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná, teve como objetivo refletir sobre a relação de habitação popular e identidade cultural das diferentes infâncias vividas na periferia das cidades e de forma particular em Curitiba a partir do olhar das próprias crianças. A partir de conversas e caminhadas pelos espaços do bairro de moradia atual e antigo, com crianças reassentadas, observou-se que tiveram suas identidades culturais modificadas por rupturas como o acesso a espaços públicos e áreas de lazer visto que essas são questões fazem parte de suas redes de interdependência e colaboram na composição e transformação de suas identidades culturais.


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