AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO EXTERNA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA.

Emanuelle Christyne Rueda alves, Mateus das Neves Gomes, Roberta Suero, Alysson Ramos Artuso

Resumo


Nesse artigo, objetiva-se por meio de uma análise bibliométrica, compreender como se apresenta na literatura científica, as pesquisas mais relevantes acerca da Avaliação de Aprendizagem e Avaliação Externa e de que forma os temas tem sido um assunto fundamental para a criação de novas políticas públicas educacionais. Para isto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na literatura a partir das temáticas, seguida de uma análise bibliométrica no período de tempo proposto. Aplicou-se uma revisão sistemática descritiva da literatura contidas em dissertações e teses disponíveis no Banco de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram analisados documentos recomendados na disciplina de CTS 17 do Programa de Pós-Graduação Ciência Tecnologia e Sociedade (PPGCTS - IFRP Paranaguá) e possivelmente poderão servir como temáticas para discussões ou criações de novos estudos. As palavras-chave como Avaliação de Aprendizagem; Avaliação Externa; Políticas Públicas foram encontradas em 22 trabalhos relevantes no meio acadêmico compreendido entre 1981 e 2017. O artigo expôs a análise dos trabalhos, evidenciando a relevância do tema, a quantidade de trabalhos ao longo dos anos, as áreas de avaliação além de outros indicadores como importância e impactos científicos. A análise dos dados na base supracitada, revelou uma preponderância de dissertações sobre as pesquisas essencialmente no setor da Educação.


Texto completo:

PDF

Referências


BLASIS, E. de. et al. Avaliação e Aprendizagem: Avaliações externas - perspectivas para a ação pedagógica e a gestão do ensino. São Paulo: CENPEC: Fundação Itaú Social, 2013.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 24 de dezembro de 1996.

BRASIL. Decreto nº 6.094, 24 de abril de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm. Acesso em: 17 out. 2020.

FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Avaliação da aprendizagem como construção do saber. 19/07/2006.

OLIVEIRA, R. Portela de and ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2005, n.28, pp.5-23.

RIBEIRO, M. de P. Gestão escolar pública: refém do Ideb?

Dialogia, São Paulo, n. 24, p. 99 -112, jul./dez. 2016.

RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. 334 p.

RODRIGUES, Marta Maria Assumpção. Políticas Públicas. São Paulo: Publifolha, 2010.

RONCA, A. C. C. Avaliação da educação básica. Seus limites e possibilidades. Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 12, p. 77-86, 2013.

SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos.3ª Edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS