O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO LITORAL PARANAENSE NO ANO DE 2020; A REALIDADE DO PERÍODO PANDÊMICO.
Resumo
Este estudo tem o objetivo de analisar parte do cenário da educação no litoral paranaense e o processo de ensino no período da pandemia ocasionado pelo COVID19. O desenho metodológico é a pesquisa quantitativa e procedimento adotado é a revisão sistemática da literatura. Para isso, foi utilizada a base de dados da plataforma SCIELO com o intuito de observar outros estudos relacionados ao tema de tecnologias educacionais e o processo ensino aprendizagem num contexto geral. Outra lente utilizada é na área CTS com a teoria Ator-rede (TAR) de Bruno Latour. A discussão não se limita em fazer um panorama da situação da pandemia e suas especificidades. Numa prévia do material analisado esse referencial ajuda a compreender o cenário das tecnologias educacionais e o processo de ensino em outras regiões do país, bem como em outros países, auxiliando na reflexão e discussão da temática abordada. Alguns destes resultados serão expressos em quadros e gráficos específicos. Pelo fato de ineditismo do período pandêmico no mundo, levantar suportes teóricos que discutam propriamente a pandemia relacionados a processos educacionais é muito limitado. Desta forma, nesta análise mais generalizada, conforme a base de dados, alguns resultados apontam a existência de diversas produções no continente sul-americano e um cenário desafiador no processo de ensino com o uso de tecnologias educacionais nas escolas públicas. A importância deste estudo está em entender a contribuição da área CTS e a teoria da TAR nesta faceta da educação e as implicações ocasionadas pela pandemia.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS