Ciência, Tecnologia e Sociedade: Um olhar sobre a Amazônia - 40751
Resumo
Resumo
Na perspectiva dos atuais estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), é extremamente relevante estar atento aos dilemas decorrentes das relações entre a ciência e as dinâmicas culturais e sociais; aos riscos gerados pelas aplicações tecnológicas e seus impactos no meio ambiente e na vida das pessoas. Esses dilemas se acentuam quando pensamos na Região Norte do Brasil, não apenas pela dimensão do território, que representa aproximadamente 45% da área total do País, com seus mais de três milhões e oitocentos mil quilômetros quadrados. Mas, porque a Região tem como principal característica a presença da Amazônia, abrigando o maior complexo fluvial, a maior bacia sedimentar e maior ecossistema florestal do mundo. Além disso, seu desenvolvimento, suas mazelas e, principalmente, suas riquezas naturais são de interesse não apenas do povo brasileiro, mas também de boa parte dos habitantes do planeta, das empresas, das universidades e governos do mundo inteiro. Neste artigo, considerando a realidade amazônica e o panorama atual da distribuição dos Programas de Pós-graduação brasileiros, procuramos demonstrar como as problemáticas da região requerem olhares interdisciplinares, sobretudo, em termos de produção de conhecimento já que os saberes a serem implementados na Amazônia demandam singularidade, dada sua distinção e heterogeneidade.
Palavras-chave: Amazônia. Região Norte. Pós-graduação. CTS.
Abstract
In view of the current studies on Science, Technology and Society (CTS), it is extremely important to be aware of the dilemmas arising from the relationship between science and the cultural and social dynamics; the risks generated by technological applications and their impact on the environment and people's lives. These dilemmas are accentuated when we think of the North Region of Brazil, not only by the size of the territory, which represents approximately 45% of the country's total area, with its more than three million eight hundred thousand square kilometers. But because the region's main characteristic is the presence of the Amazon, home to the largest river complex, the largest sedimentary and largest forest basin in the world ecosystem. Moreover, its development, its ills, and especially its natural resources are of interest not only of the Brazilian people, but also of most of the inhabitants of the planet, of companies, universities around the world and governments. In this article, considering the Amazon reality and the current situation of the distribution of Brazilian Graduate Programs seek to demonstrate the problems of the region require interdisciplinary looks, especially in terms of knowledge production as the knowledge to be implemented in the Amazon require uniqueness, given its distinction and heterogeneity.
Keywords: Amazon. North Region. Postgraduate studies. STS.
Texto completo:
PDFReferências
ABC – Academia Brasileira de Ciências. Amazônia: desafio brasileiro do século XXI. São Paulo: Fundação Conrado Wessel, 2008.
AB’SÁBER, A. N. A Amazônia: do Discurso à Práxis. São Paulo; EDUSP, 2004.
CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Geocapes. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2015.
CARTA DE BOA VISTA. Documento do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Norte do Brasil. 2011.
BRANCO, S. M. O Desafio Amazônico. São Paulo; Moderna; 1989.
GOODLAND, R.; IRWIN, H. A Selva Amazônica: do Inferno Verde ao Deserto Vermelho? São Paulo, EDUSP, 1975.
JORNAL BEIRA DO RIO. UFPA quer atrair novos doutores. Ano XXVII, n. 110, nov. 2011.
LOPES, J. L. Ciência e Libertação. Rio de Janeiro/RJ, Editora Paz e Terra, 1969.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MARCHELLI, P. Formação de doutores no Brasil e no mundo: algumas comparações. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v.2, n.3, p.7-29, mar. 2005.
MELO, L. C. P. de. Introdução. In: CGEE. Doutores 2010: estudos da demografia da base técnico-científica brasileira –Brasília. Brasília, DF: CGEE, 2010.
OLIVEIRA, S.S.B; OLIVEIRA FILHO, E.C.; BENTES, A.N. A elevação da qualidade da pós-graduação: uma proposta da Universidade Federal do Amazonas. Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília, v. 11, n. 23, p. 107-126, mar de 2014.
Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília, v. 11, n. 23, mar de 2014. Disponível em http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/issue/view/27/showToc. Acesso em 04/07/2015.
ROCHA NETO, I. Prospectiva da Pós-Graduação no Brasil (2008-2022). Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v.7, n.12, p.58-79, jul.2010.
RODRIGUES, R.O. Pós-graduação na Amazônia: o desafio de formar (em) redes. Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília, v. 11, n. 23, p. 19-45, mar de 2014.
SIOLI, H. Amazônia: Fundamentos da ecologia da maior região de florestas tropicais. 2º ed. Petrópolis/ RJ; Vozes; 1990.
SIOLI, H. Recent human activities in the Brazilian Amazon Region and their ecological effects.[S.l.: s.n., 1970]. p.321-334. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental.
STEINER, J. Conhecimento: gargalos para um Brasil no futuro. Revista Estudos Avançados(USP), v. 20, n. 56, jan./abr. 2006.
VAL, V. M. F. de A. (Org.). Um pouco da nossa história – 30 anos de pósgraduação na Amazônia. Manaus: INPA/Ufam/Capes/CNPq, 2000.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista Científica Interdisciplinar Interlogos