A Perspectiva de estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS, no Nordeste Brasileiro – Um estudo preliminar sobre o desenvolvimento do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade na pós-graduação – 41792

Zenilde Nunes Batista, Vivianne Caroline Santos Sobral, Maurício Vera Failache, Priscila Canova Motta, Valdemir Miotello

Resumo


As novas tecnologias têm presença cada vez mais intensa no cotidiano, permeando os espaços de trabalho, lazer e aprendizagem, como meios por vezes questionados de desenvolvimento. Considerando essa realidade, faz-se necessária uma reflexão que aborde questões como a origem e as relações que tais tecnologias tecem na sociedade. Com tal finalidade o enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade vem ganhando relevância no âmbito universitário em diversos países, como meio para provocar tal posicionamento crítico e reflexivo. No presente artigo é realizado um levantamento sobre a presença e desenvolvimento de programas CTS ou que tenham algum viés crítico/ reflexivo que se aproxime do enfoque CTS na região Nordeste do Brasil, tomando como base do mapeamento as instituições contempladas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Palavras-chave: Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), ensino superior, Nordeste brasileiro, CAPES.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AULER,D.; BAZZO, W. A. Rejflexões para a Implementação do Movimento CTS no Contexto Educacional Brasileiro. Ciência & Educação, v.7, n.1, p.1-13, 2001. Disponível em

BARROS. A., Os desequilíbrios regionais da produção técnico-científica. São Paulo em Perspectiva, 14(3) 2000.

BECK, Ulrich. Sociologia do Risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2010.

BOLAÑO, C. R., SICSÚ. A. B. Ciência tecnologia e desenvolvimento regional, Revista Brasileira de Gestão e desenvolvimento regional- G&DR V.3, N. 1, P. 23-50, Jan-Abril de 2007

BURGESS, M. From ‘trust us’ to participatory governance: Deliberative publics and science policy. Public Understanding of Science 2014, Vol. 23(1) 48– 52

DAGNINO. R., Pra que ensinar CTS? Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. G&DR • v. 10, n. 3 (número especial), p. 156-183, set/2014, Taubaté, SP, Brasil.

KREIMER, P. Estudios sociales de la ciencia y la tecnología en la America Latina: para que y para quién? REDES, v.13, n.26, p.55-64, dic. 2007

MACIEL, TELES. Ensaio sobre a relação epistemológica entre probabilidade e método científico. Cad. Saúde Pública vol.16 n.2 Rio de Janeiro Apr./June 2000. Disponível em < http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000200019 >

MASTS- UNILAB. Disponível em http://www.unilab.edu.br/masts/

MILANI, C. R. S. O princípio da participação social na gestão de políticas públicas locais: uma análise de experiências latino-americanas e européias. Rev. Adm. Pública [online], v.42, n.3, pp.551-579, 2008.

NASCIMENTO, G. S. L. ; SOUSA, C. M. ; COSTA, R. F. ; ALVES, L. S. . PUBLICAR OU PERECER: DILEMAS DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA NOS PROGRAMAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO NORDESTE. In: VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC - Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciências, 2011, CAMPINAS. VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC - Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciências. CAMPINAS: ABRAPEC, 2011.

PALACIOS, E. M. G. et. al.: Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Cadernos de Ibero America, 2003.

PPCTI-UFRN. Disponível em https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?id=9109

PPGATS-UFERSA. Disponível em http://ppgats.ufersa.edu.br/

PPGCult-UFMA. Disponível em http://caxias.ufma.br:8080/pgcult/index.jsf

PPGE/UFS Apresentação. Disponível em https://www.sigaa.ufs.br

PPGECIM/UFAL. Institucional. http://www.ufal.edu.br/ppgecim/institucional/institucional

PRPG/UFPB disponivel em http://www.prpg.ufpb.br/prodema/novosite/

PRODEMA disponível em http://www.prpg.ufpb.br

PRODER-UFCA. Disponível em http://www.ufca.edu.br/portal/ensino/programas-de-pos-graduacao/mestrado-mder

SANTOS. W., MORTIMER. E. ,Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências . Ciência & Educação, v.7, n.1, p.95-111, 2001.

UNILAB, disponível em : http:// www.unilab.edu.br

PPG/UEPB disponível em em http://www.uepb.edu.br/programas-de-pos-graduacao/

VELHO, Léa. Conceitos de Ciência e a Política Científica, Tecnológica e de Inovação. Sociologias, Porto Alegre, ano 13, no 26, jan./abr. 2011, p. 128-153.

ZANIRATO, Silvia Helena et al. Sentidos do Risco: Interpretações Teóricas. Biblio 3W, Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales , Universidad de Barcelona, Vol. XIII, nº 785, 25 de mayo de 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Científica Interdisciplinar Interlogos