Mapeamento de programas de pós-graduação, relacionados com os interesses do Campo de Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS, localizados na Região Sudeste do Brasil - 44861
Resumo
O presente artigo trata da questão de distribuição dos Programas de Pós-graduação, com foco na região sudeste do Brasil, relacionados, direta ou indiretamente, com o campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Caracteriza-se como um estudo documental, realizado com base em informações coletadas em sites dos próprios programas e informações registradas em documentos produzidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve como objetivo, realizar um mapeamento tanto das instituições envolvidas no desenvolvimento dos interesses do campo quanto identificar os principais autores de cada um dos Estados analisados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Realizou análise mais detalhada do Programa de Pós-graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT) da Universidade de Campinas, observando sua distribuição em áreas e linhas de pesquisa.
Palavras-chave: Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Ensino superior. Região sudeste. PPG-PCT-UNICAMP.
ABSTRACT
This article deals with the issue of distribution of Postgraduate Programs, focusing in southeastern Brazil, relating, directly or indirectly, with the field Science, Technology and Society (STS). It is characterized as a documentary study, based on information collected on websites of the programs and information recorded in documents produced by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). We aimed, to map both the institutions involved in the development of the interests of the field and identify the main authors of each State analyzed: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais and Espirito Santo. Conducted more detailed analysis of the Programa de Pós-graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT) at the University of Campinas, noting its distribution in areas and lines of research.
Keywords: Science, Technology and Society (STS). Higher education. Southeast region. PPG-PCT-UNICAMP.
Texto completo:
PDFReferências
BALBACHEVSKY, Elizabeth. A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. In: BROCK, Colin; SCHWARTZMAN, Simon, Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. p. 275-304.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano nacional de pós-graduação (PNPG) 2011-2020-volume I. Brasília: CAPES, 2010.
______. Avaliação trienal 2013. Brasília: CAPES, 2013.
BORGES, Karen Selbach; REIS FILHO, Heitor Boeira dos. A importância dos grupos de estudos na formação acadêmica. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 25., 2005, São Leopoldo. Anais... Porto Alegre: SBC, 2005. p. 2338-2344.
CUNHA, Luiz Antonio C. R. A pós-graduação no Brasil: função técnica e função social. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 14, n. 5, p. 66-70, out., 1974. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901974000500006&lng=en&nrm=iso . Acesso em: Acesso em: 2 jul. 2015.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Quadragésimo ano do parecer CFE n. 977/65. Revista Brasileira de Educação, n. 30, set./out./nov./dez., 2005.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A universidade no Brasil: das origens à reforma universitária de 1968. Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n28/a03n28 . Acesso em: 2 jul. 2015.
FERREIRA, Marieta de Moraes; MOREIRA, Regina da Luz. Capes, 50 Anos. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV; CAPES, 2001.
FONSECA-SILVA, Maria da Conceição. Pós-Graduação Strictu Sensu e Desenvolvimento Regional. Publicatio UEPG: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, Ponta Grossa, v. 16, n. 1, p. 55-60, 2008.
HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado. Introdução: Ciência, Tecnologia e Sociedade: desafios da construção do conhecimento. In.: HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado (Org.). Ciência, Tecnologia e Sociedade: desafios da construção do conhecimento. São Carlos: UDUFSCar, 2011.
MANIFESTO dos pioneiros da educação nova. a reconstrução educacional do Brasil. Ao povo e ao governo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1932.
MARTINS, Carlos Benedito. O ensino superior brasileiro nos anos 90. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 41-60, mar. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100006&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 2 Jul. 2015.
UNICAMP. PÓS-GRADUAÇÃO-INSTITUTO DE GEO-CIÊNCIAS. Sobre o programa. 2013. Disponível em: http://www.ige.unicamp.br/pos-graduacao/politica-cientifica-e-tecnologica/o-programa/411-2/ . Acesso em: 2 jul. 2015.
SANTOS, Cássio Miranda dos. Tradições e contradições da pós-graduação no brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 627-641, ago., 2003.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Editores Associados, 2008.
______. O legado educacional do “longo século XX” brasileiro. In: SAVIANI, Dermeval et. al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
SUCUPIRA, Newton. Antecedentes e primórdios da pós-graduação. Fórum Educacional, Rio de Janeiro, ano 4, n. 4, p. 3-18, out./dez., 1980.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista Científica Interdisciplinar Interlogos