Panorama acerca do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade CTS, nos programas de pós-graduação da Região Sul do Brasil – 45891

Wilson José Alves Pedro, Ligia Maria de Mendonça Chaves Incrocci, Francisco Rocha Pirolla, Hilano José Rocha de Carvalho, Patrícia Mirella de Paulo Falcão

Resumo


O presente artigo tem por objetivo traçar um panorama acerca do que é presentemente denominado enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Região Sul do Brasil. Sob movimento que consistiu na coleta de dados acerca da produção de pesquisas científicas que atualmente estão sendo desenvolvidas nos Institutos de Ensino Superior (IES) na região apreendida. Partiu-se do princípio de que o caráter interdisciplinar é intrínseco aos estudos CTS, considerando que não foi possível que esse se estabelecesse enquanto disciplina, sob a forma de uma especialidade. Caracterizando-se como uma “reunião de gente e interesses simultâneos no cognitivo-instrucional e no social” (CALON, 2008). O enfoque CTS é, portanto, configurado por “gente” que se une na análise, teorização, discussões e argumentos comuns à CTS. A metodologia consiste em uma busca primeiramente por PPGs da área interdisciplinar junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e, posteriormente, em fontes de dados como: Banco de Teses e Dissertações – Capes; Diretório dos Grupos de Pesquisa – Plataforma Lattes/CNPq; e publicações da Revista Tecnologia e Sociedade – UTFPR. Os resultados foram compilados neste texto, que tem como um de seus argumentos a multiplicidade de temas, objetos, autores, áreas de concentração, linhas de pesquisa. Fator que reforçou o argumento de que o enfoque CTS não possui fronteiras pré-definidas, sendo construído e constituído por “gente” que se une na análise, teorização, discussões e argumentos comuns à Ciência, Tecnologia e Sociedade.

 

Palavras-chave: Ciência, Tecnologia e Sociedade; Programas de Pós-Graduação; Enfoque CTS; Região Sul do Brasil.


Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, João Augusto de Souza Leão de Almeida. Revista Tecnologia e Sociedade. Curitiba: Periódico Técnico-Científico do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da UTFPR, 2005, n.1. p.12.

BRAGA, Marco; GUERRA, Andreia; REIS, José Cláudio. Breve História da Ciência Moderna. 2 ed. Vol. 4. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. p. 163.

BRASIL. BANCO DE TESTES CAPES. Disponível em < http://bancodeteses.capes.gov.br/>. Acesso em julho de 2015.

BRASIL. DIRETÓRIOS DOS GRUPOS DE PESQUISA NO BRASIL LATTES. Disponível em: . Acesso em julho de 2015.

CALLON, Michel. Entrevista com Michel Callon: dos estudos de laboratório aos estudos de coletivos heterogêneos, passando pelos gerenciamentos econômicos. Sociologias, Porto Alegre , n. 19, p. 302-321. 2008.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: . Acesso em: junho de 2015.

CESCO, J. Interdisciplinaridade e temas socioambientais. Estudos Avançados, v.25, n. 72, 2011.

CNPq. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Disponível em: . Acesso em: junho de 2015.

DAGNINO, R.; THOMAS, H. Ciência, tecnologia e sociedade uma reflexão latino-americana: um tributo a Amilcar Herrera. Cabral editora e livraria universitária: Taubaté, 2003.

FRADE, C.; MEIRA, L. Interdisciplinaridade na escola: subsídios para uma zona de desenvolvimento proximal como espaço simbólico. Educação em revista, v. 28, n. 1, 2012.

HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado. Introdução: Ciência, Tecnologia e Sociedade: desafios da construção de conhecimento. In: HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado (Org.). Ciência Tecnologia e Sociedade: desafios da construção de conhecimento. São Carlos : EDUFSCar, 2011.

MALLARINO, C. U. Interdisciplinariedad en investigación: ¿colaboración, cruce o superación de las disciplinas? Universitas humanística, n.73, p. 147-172, enero-junio, 2012.

MANGINI, F. N. R.; MIOTO, R. C. T. A interdisciplinaridade na sua interface com o mundo do trabalho. Revista Katálysis, v. 12, n. 2, p. 207-215, jul./dez., 2009.

MELLO, A. S. et al. O processo de construção de uma pesquisa interdisciplinar: simetria e conceitos nômades. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 10, n. 3, p. 27-43, set. 2014.

MIOTELLO, Valdemir. Prefácio: CTS enquanto disciplina e enquanto caminhos contemporâneos. In: HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado (Org.). Ciência Tecnologia e Sociedade: desafios da construção de conhecimento. São Carlos : EDUFSCar, 2011.

Revista Tecnologia e Sociedade. Disponível em: . Acesso em: junho de 2015.

SILVA, W. R. Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa. Cadernos de pesquisa, v. 41, n. 143, mai/ago, 2011.

TONET, I. Interdisciplinaridade, formação humana e emancipação humana. Serviço Social e Sociedade, n. 116, p. 725-642, out./dez 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Científica Interdisciplinar Interlogos