Programas de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Um olhar para a Região Centro-Oeste do Brasil - 48951
Resumo
Assim como as desigualdades sociais entre as regiões do Brasil são reconhecidas, identificam-se disparidades na distribuição de recursos científicos e tecnológicos entre as mesmas. Mas tal cenário vem se transformando e este processo tem sido objeto de vários estudos no campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade. Este trabalho descritivo e exploratório, por meio de revisão narrativa da literatura, identifica os programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado na área interdisciplinar na região Centro-Oeste brasileira, assim como de sua rede de pesquisadores e suas interfaces com o campo CTS, partindo do pressuposto de que estes podem ser indicativos dessa transformação. Percebe-se forte ligação entre esses programas, suas características e necessidades loco-regionais, sobretudo em relação aos recursos naturais e às dinâmicas territoriais e culturais do cerrado e ao pantanal, e neste sentido são apresentados dois programas que explicitam este movimento.
Texto completo:
PDFReferências
BARROS, F. A. F. Os desequilíbrios regionais da produção técnico-científica. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 3, p. 12-19, 2000.
BRASIL. Assembleia Nacional Constituinte. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p. 1-32, 05 out. 1988. Seção 1.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Comissão de Educação. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2015.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p. 1-8, 26 jun. 2014. Seção 1 - Edição Extra.
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Rede Pro Centro Oeste. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: 2014a.
BRASIL. Ministério da Educação. CAPES. Documento de Área 2013. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Portal CAPES. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Portal Conselho Nacional de Educação. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Portal Fórum Nacional de Educação. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Portal MEC. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Portal Mobilização Social pela Educação. Disponível em: . Acesso em 31 jul. 2015.
BRASIL. Senado Federal. Portal Senado Federal. Atividade Legislativa. Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Disponível em: < http://www.senado.gov.br/atividade/comissoes/comissao.asp? origem=&com=47>. Acesso em: 31 jul. 2015.
CAPES. GEOCAPES DADOS ESTATÍSTICOS. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2015.
KREIMER, P. Estudios sociales de la ciencia y la tecnología en la America Latina: para que y para quién? REDES, v.13, n.26, p.55-64, 2007.
GUIMARÃES NETO, L. Desigualdades e políticas regionais no Brasil: caminhos e descaminhos. Planejamento e Políticas Públicas, n. 15, p. 41-99, 1997.
OBSERVATÓRIO PNE. Observatório do Plano Nacional de Educação. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2015.
PEREIRA, M. G. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
REDECENTRO. Disponível em: Acesso em: 18 jun. 2015.
ROTHER, E. T. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta paul. enferm., São Paulo , v. 20, n. 2, p. v-vi, 2007.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia –Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciência, v. 2, n. 2, 2002.
HAYASHI, M. C. I.; HAYASHI, C. R. M.; FURNIVAL, A. C. M. Ciência, Tecnologia e Sociedade: apontamentos preliminares sobre a constituição do campo no Brasil. In: SOUZA, C, M. de; HAYASHI, M. C. I. (org). Ciência, Tecnologia e Sociedade: enfoques teóricos e aplicados. São Carlos: Pedro e João Editores, 2008. p. 29-88.
SUTZ, J. Ciencia, Tecnología y Sociedad: argumentos y elementos para una innovación curricular. Revista Iberoamericana de Educación, v. 18, 1998.
THOMAS, H. los estudios sociales de la tecnología en América Latina. Íconos - Revista de ciencias sociales, n. 37, p. 35-53, 2010.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Unesco Science Report 2010: Brazil. Capítulo 5. Disponível em . Acesso em: 1 ago. 2015.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS. TECCER. Linhas de Pesquisa. Disponível em Acesso em: 18 jun. 2015.
VACCAREZZA, L. S. Ciencia, tecnología y sociedad: el estado de la cuestión en América Latina. Revista Iberoamericana de Educación, v. 18, 1998.
VAZ, C. R.; FAGUNDES, A. B.; PINHEIRO, N. A. M. O surgimento da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Educação: uma revisão. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, p. 98-116. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista Científica Interdisciplinar Interlogos