Programas de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Um olhar para a Região Centro-Oeste do Brasil - 48951

Edson Malvezzi, Fabíola de Moraes Spiandorello, Kátia Liane Rodrigues Pinho, Márcia Niituma Ogata, Maria Lucia Machado, Wanda Aparecida Machado Hoffmann

Resumo


Assim como as desigualdades sociais entre as regiões do Brasil são reconhecidas, identificam-se disparidades na distribuição de recursos científicos e tecnológicos entre as mesmas. Mas tal cenário vem se transformando e este processo tem sido objeto de vários estudos no campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade. Este trabalho descritivo e exploratório, por meio de revisão narrativa da literatura, identifica os programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado na área interdisciplinar na região Centro-Oeste brasileira, assim como de sua rede de pesquisadores e suas interfaces com o campo CTS, partindo do pressuposto de que estes podem ser indicativos dessa transformação. Percebe-se forte ligação entre esses programas, suas características e necessidades loco-regionais, sobretudo em relação aos recursos naturais e às dinâmicas territoriais e culturais do cerrado e ao pantanal, e neste sentido são apresentados dois programas que explicitam este movimento.


Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, F. A. F. Os desequilíbrios regionais da produção técnico-científica. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 3, p. 12-19, 2000.

BRASIL. Assembleia Nacional Constituinte. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p. 1-32, 05 out. 1988. Seção 1.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Comissão de Educação. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2015.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p. 1-8, 26 jun. 2014. Seção 1 - Edição Extra.

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Rede Pro Centro Oeste. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: 2014a.

BRASIL. Ministério da Educação. CAPES. Documento de Área 2013. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Portal CAPES. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Portal Conselho Nacional de Educação. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Portal Fórum Nacional de Educação. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Portal MEC. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Portal Mobilização Social pela Educação. Disponível em: . Acesso em 31 jul. 2015.

BRASIL. Senado Federal. Portal Senado Federal. Atividade Legislativa. Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Disponível em: < http://www.senado.gov.br/atividade/comissoes/comissao.asp? origem=&com=47>. Acesso em: 31 jul. 2015.

CAPES. GEOCAPES DADOS ESTATÍSTICOS. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2015.

KREIMER, P. Estudios sociales de la ciencia y la tecnología en la America Latina: para que y para quién? REDES, v.13, n.26, p.55-64, 2007.

GUIMARÃES NETO, L. Desigualdades e políticas regionais no Brasil: caminhos e descaminhos. Planejamento e Políticas Públicas, n. 15, p. 41-99, 1997.

OBSERVATÓRIO PNE. Observatório do Plano Nacional de Educação. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2015.

PEREIRA, M. G. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

REDECENTRO. Disponível em: Acesso em: 18 jun. 2015.

ROTHER, E. T. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta paul. enferm., São Paulo , v. 20, n. 2, p. v-vi, 2007.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia –Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciência, v. 2, n. 2, 2002.

HAYASHI, M. C. I.; HAYASHI, C. R. M.; FURNIVAL, A. C. M. Ciência, Tecnologia e Sociedade: apontamentos preliminares sobre a constituição do campo no Brasil. In: SOUZA, C, M. de; HAYASHI, M. C. I. (org). Ciência, Tecnologia e Sociedade: enfoques teóricos e aplicados. São Carlos: Pedro e João Editores, 2008. p. 29-88.

SUTZ, J. Ciencia, Tecnología y Sociedad: argumentos y elementos para una innovación curricular. Revista Iberoamericana de Educación, v. 18, 1998.

THOMAS, H. los estudios sociales de la tecnología en América Latina. Íconos - Revista de ciencias sociales, n. 37, p. 35-53, 2010.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Unesco Science Report 2010: Brazil. Capítulo 5. Disponível em . Acesso em: 1 ago. 2015.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS. TECCER. Linhas de Pesquisa. Disponível em Acesso em: 18 jun. 2015.

VACCAREZZA, L. S. Ciencia, tecnología y sociedad: el estado de la cuestión en América Latina. Revista Iberoamericana de Educación, v. 18, 1998.

VAZ, C. R.; FAGUNDES, A. B.; PINHEIRO, N. A. M. O surgimento da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Educação: uma revisão. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, p. 98-116. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Científica Interdisciplinar Interlogos