Grupos de pesquisa no Campo do Lazer a partir do GTT Lazer e Sociedade do CBCE - 551081

Aline Tschoke, Simone Rechia

Resumo


Este trabalho é um estrato da pesquisa de doutorado intitulada “Da recreação e lazer para o lazer e sociedade: as maneiras de fazer acadêmico no campo do lazer ligadas a área da Educação Física”. Especificamente neste recorte, tem-se como objetivo apresentar a produção do conhecimento no campo do lazer no Brasil mapeando Grupos de Pesquisa a partir do Grupo de Trabalho Temático Lazer e Sociedade do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte-CBCE. Para tanto, foram realizadas três etapas de pesquisa: 1) Análise de documentos relacionados ao CBCE e seleção dos sujeitos entrevistados; 2) Entrevistas semiestruturadas com os pesquisadores selecionados; 3) Análise interpretativa. Dos sete Grupos de Pesquisa mapeados, a metade deles se relacionam a área 21, e a outra metade Área 45 da CAPES, e um dos grupos ainda não tem relação direta com nenhum Programa de Pós-Graduação. As tendências epistemológicas podem ser resumidas na Área das Ciências Sociais e Humanidades, tendo como aspectos de análise um viés sociocultural e pedagógico. Já no caso das tendências metodológicas a abordagem é qualitativa com destaque para os estudos com base empírica e estudos históricos. Em síntese, buscando desvelar o campo acadêmico a partir do mapeamento dos grupos de pesquisa na área do lazer com base no GTT Lazer e Sociedade do CBCE, foi possível identificar alguns pontos que levam cada pesquisador em busca de um lugar próprio, com destaque para as relações com programas de Pós-Graduação. 


Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU,P. O campo científico. In: ORTIZ,S. (Org). Pierre Bourdieu Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

BOURDIEU, P. Coisas ditas. Brasiliense, São Paulo, 1990.

CBCE- Colégio Brasileiro de Ciências do esporte. Disponível em: http://www.cbce.org.br/ Acesso em: 24/02/2014

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Petrópolis, Vozes, 2007.

LIMA,C.A.N, ISAYAMA, H. F. O Currículo de Cursos Técnicos de Lazer no Brasil: Um Estudo de Caso da Formação Profissional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP,n.240, p276-303 Maio/Ago 2014.

GOMES, C. L. Lazer necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer - REBEL, n 1 v. 1 ., p3-20.. jan/abr 2014.

MEDEIROS, C. C. A teoria sociológica de Pierre Bourdieu na produção discente dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil (1965-2004). Tese (Doutorado em Educação) Setor de Educação. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

RECHIA, S.; SILVA, P.C.C.; ALMEIDA, F.Q.; O Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e seu fórum e Pós-Graduação. In: RECHIA et all. (Org). Dilemas e Desafios da Pós-Graduação em Educação Física. Ijuí: Ed Unijuí, 2015.

SETON, M. da G. J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, n.20, p.60-70, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Científica Interdisciplinar Interlogos