DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS DE UMA ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Fernanda Neja Alves de Lima

Resumo


Com o propósito de abordar um enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) à prática pedagógica no ensino de Ciências, o presente artigo apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática sobre o solo, realizada com uma turma do sexto ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina. Este projeto de pesquisa surgiu como proposta para a intervenção solicitada na disciplina de Estágio de Regência I (ESR I), do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física. Para a execução da sequência didática foi utilizado quatro aulas de 45 minutos cada, sendo desenvolvidas atividades com notícias que envolvem situações problemas cotidianas quanto ao solo e erosão, queimadas, agrotóxicos e resíduos sólidos. Na qual os estudantes precisavam apresentar os impactos sociais e ambientais, como a ciência e a tecnologia poderiam contribuir para amenizar tais problemas. Logo, para a descrição e reflexão deste projeto de pesquisa o artigo está organizado nos seguintes tópicos: introdução, abordagem CTSA no ensino, metodologia, resultados e análises, considerações finais.


Texto completo:

PDF

Referências


GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, Maria de Andrade. LAKATOS, Eva Maia. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragem e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PALACIOS, E.M. García...[et al]. Introdução aos estudos CTS. Organização de estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). p.1-168. 2003

PERRENOUND, Philippe. Construir as competências desde a escola. 1.ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel...[et al].Ciência, Tecnologia e Sociedade: A Relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007

POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómes. Aquisição de Procedimentos, Aprendendo a aprender e a fazer ciências. In POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómes. A aprendizagem e o ensino de ciências, do conhecimento cotidiano ao científico.5ª edição, Porto Alegre: Artmed, 2009.

RAMOS, Eugênio Maria de França. FERREIRA, Norberto Cardoso. Brinquedos e jogos no ensino de Física. In NARDI, Roberto. Pesquisas em Ensino de Física. 3º ed. - São Paulo: Escrituras Editora, 2004.

RIBAS, Sandro de Moraes. Proposta CTSA para o ensino de física, partindo do estudo da construção de uma termelétrica na região de Jaraguá do Sul. 2013. f.45. Trabalho de Conclusão de curso- Instituto Federal de Santa Catarina, Jaraguá do Sul.

RICARDO, Elio Carlos. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, p. 1-12, 2007.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências – Belo Horizonte, v.2, n.2, p.133-162, 2002.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Científica Interdisciplinar Interlogos